DONA
FLOR E SEUS
DOIS MARIDOS
Vieram depois The Honolulu’s Sisters com um canto poderoso e triste, gemidos de negros em correntes, reza de escravos, dor e revolta de homens humilhados. Até o sexo era triste, até os corpos tão belos, pensou dona Flor.
As mulatinhas Catunda, desafinadas e modestas, pareciam um soar de guizos, um trinado de pássaro, um raio de sol, corpos de viço e saúde em comparação a Jô e Mô com seu lamento sem esperança. As Catundas dançavam em preceito aos orixás, aos alegres e íntimos deuses negros, vindos da África e na Bahia cada vez mais vivos. As negras americanas dirigiam sua súplica aos austeros e distantes deuses brancos dos senhores, impostos aos escravos no lenho das chibatas. Umas eram o riso solto, as outras o pranto desolado.
Reparem nelas… São amantes… - informou Vadinho.
Dona Flor já tinha ouvido falar de mulheres assim mas não acreditara; e ainda ali pensa ser burla de Vadinho, invenções absurdas, molecagem.
- Não há homem xibungo, meu bem? Pois há mulher que só gosta de mulher…
- Uma pena – disse Mirandão – Dois peixões desses e não querem saber de conversa com homem…
Dona Gisa confirmava: “tais casos eram até bastante comuns nos países mais civilizados. Vai ver e são somente moças sérias…” ainda defendeu dona Flor. Queria ouvir o canto puro e doloroso, sem misturar à sua grandeza a tara das mulheres, sua doentia condição, sua sina. Música de sangue derramado, látego de fogo.
- Meu bem, vou ali e volto já, é um minuto…
Vadinho atravessou rápido a sala de jogo, deixando dona Flor sozinha com o dilacerante canto dos escravos.
As luzes se acenderam, soaram aplausos, dona Flor viu quando Mô deu a mão a Jô e juntas se retiraram para seu amor de maldição. O paulista voltou a dançar, Zequito Mirabeau reunira-se aos jogadores.
Bem gostaria Mirandão de acompanhar Vadinho e Mirabeau: mas o compadre o deixara ali, fazendo companhia às senhoras, não podia abandoná-las. E essa professora com suas perguntas mais idiotas: como diabo ia ele saber se o jogo era ou não a favor da impotência sexual? Minha cara senhora, oiça: Mirandão nascera praticamente em mesa de jogo e tudo quanto podia garantir é que ele era homem e muito homem; nunca ouvira falar que o jogo afrouxasse ninguém.
FLOR E SEUS
DOIS MARIDOS
EPISÓDIO Nº 112
Vieram depois The Honolulu’s Sisters com um canto poderoso e triste, gemidos de negros em correntes, reza de escravos, dor e revolta de homens humilhados. Até o sexo era triste, até os corpos tão belos, pensou dona Flor.
As mulatinhas Catunda, desafinadas e modestas, pareciam um soar de guizos, um trinado de pássaro, um raio de sol, corpos de viço e saúde em comparação a Jô e Mô com seu lamento sem esperança. As Catundas dançavam em preceito aos orixás, aos alegres e íntimos deuses negros, vindos da África e na Bahia cada vez mais vivos. As negras americanas dirigiam sua súplica aos austeros e distantes deuses brancos dos senhores, impostos aos escravos no lenho das chibatas. Umas eram o riso solto, as outras o pranto desolado.
Reparem nelas… São amantes… - informou Vadinho.
Dona Flor já tinha ouvido falar de mulheres assim mas não acreditara; e ainda ali pensa ser burla de Vadinho, invenções absurdas, molecagem.
- Não há homem xibungo, meu bem? Pois há mulher que só gosta de mulher…
- Uma pena – disse Mirandão – Dois peixões desses e não querem saber de conversa com homem…
Dona Gisa confirmava: “tais casos eram até bastante comuns nos países mais civilizados. Vai ver e são somente moças sérias…” ainda defendeu dona Flor. Queria ouvir o canto puro e doloroso, sem misturar à sua grandeza a tara das mulheres, sua doentia condição, sua sina. Música de sangue derramado, látego de fogo.
- Meu bem, vou ali e volto já, é um minuto…
Vadinho atravessou rápido a sala de jogo, deixando dona Flor sozinha com o dilacerante canto dos escravos.
As luzes se acenderam, soaram aplausos, dona Flor viu quando Mô deu a mão a Jô e juntas se retiraram para seu amor de maldição. O paulista voltou a dançar, Zequito Mirabeau reunira-se aos jogadores.
Bem gostaria Mirandão de acompanhar Vadinho e Mirabeau: mas o compadre o deixara ali, fazendo companhia às senhoras, não podia abandoná-las. E essa professora com suas perguntas mais idiotas: como diabo ia ele saber se o jogo era ou não a favor da impotência sexual? Minha cara senhora, oiça: Mirandão nascera praticamente em mesa de jogo e tudo quanto podia garantir é que ele era homem e muito homem; nunca ouvira falar que o jogo afrouxasse ninguém.
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