ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS CRISTO Nº 70 SOBRE O TEMA:
“SOBRE A PEDRA DE PEDRO”
Raquel - Emissoras Latinas viajam hoje ao norte do país, a Banias, onde fica Cesarea de Filipo, ao pé do Monte Hermon. Connosco, Jesus Cristo que reconhecerá o lugar porque esteve aqui com seus discípulos.“SOBRE A PEDRA DE PEDRO”
Jesus – Sim, viemos aqui uma vez.
Raquel – E foi aqui, precisamente aqui, neste grandioso cenário, que o senhor pronunciou uma das palavras mais importantes da história das religiões.
Jesus – Sim?... O que eu recordo é que Santiago, Pedro e João, como sempre, andavam discutindo sobre quando chegaria o Messias e qual deles se sentaria à sua direita…
Raquel – E foi então quando o senhor elegeu Pedro, lhe deu o primado, fez dele o 1º Papa da história.
Jesus – Que eu me recorde não disse nada a ninguém…
Raquel – Eu refresco-lhe a memória: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…” já se recorda?
Jesus – Não me posso recordar porque…
Raquel – Por quê?
Jesus – Porque eu não edifiquei nenhuma igreja, nem sequer utilizei essa palavra, igreja.
Raquel – Deve haver aí um erro porque o senhor até entregou as chaves.
Jesus – Que chaves?
Raquel – As que entregou a Pedro, nesse dia. Para abrir e fechar. Todo o poder o deu a Pedro. Podes atar e desatar no céu e na terra.
Jesus – Não quero decepcionar-te, Raquel, mas…
Raquel – O senhor não fundou uma igreja?
Jesus – Claro que não. Entre outras coisas porque eu pensava que o mundo ia acabar e que Deus estava a chegar. Para que iria dar as chaves? Para que iria fundar uma igreja?
Raquel – Mas o mundo não se acabou.
Jesus – Sim, aceito, aí eu enganei-me.
Raquel – Mas não se pode ter enganado ao nomear Pedro como seu sucessor… Espere, temos aqui uma chamada… sim… o investigador Pepe Rodriguez de Espanha… quer opinar… prossiga por favor…
Pepe – Estou ouvindo o seu programa e interrompi para lhe dizer que Jesus Cristo tem razão. Ele nunca disse essas palavras.
Raquel – Nunca disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra…”
Pepe – Se você reparar, essa frase só aparece no Evangelho de Mateus. Se fosse tão importante teria sido esquecida por Marcos, Lucas e João?
Raquel – Que insinua o senhor, Pepe?
Pepe – Que é um texto acrescentado posteriormente.
Jesus – Pergunta por que foi acrescentado.
Raquel – Jesus pergunta porque lhe fazem dizer aquilo que ele nunca diz?
Pepe – A frase foi acrescentada um ano antes do Concílio de Niceia, em 325. E fizeram-no para colocarem a Igreja de Roma por cima de todas as outras igrejas cristãs: de Antioquia, Alexandria, Constantinopla e a de Jerusalém.
Jesus – Assim, querem pôr na minha boca palavras de outros. A única pedra, a única Rocha, como diz o Salmo que eu rezei em criança, essa é mesmo Deus.
Raquel – Obrigado, Pepe Rodriguez. Poderemos chamá-lo mais adiante para outras consultas?
Pepe – Com todo o gosto. Saúda Jesus Cristo.
Raquel – Até à próxima, Pepe. Em resumo, Jesus Cristo, a nossa audiência quer saber o que foi que o senhor disse quando esteve em Cesarea.
Jesus – O que dizia em todos os locais, Raquel. Que ninguém vale mais que ninguém e se alguém acredita que é superior se ponha a servir.
Raquel – Vamos fazer uma pausa mas, como compreenderão, isto não fica assim. Com chaves ou sem chaves há muitas portas que temos que abrir.
Raquel Perez, antiga Cesarea de Filipo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home