terça-feira, outubro 28, 2008


Danny Kaye





Passaram mais de 50 anos quando, em rapaz, estudante no Colégio Nuno Álvares, em Tomar, fui ver um filme cómico com Danny Kaye.

A graça que lhe achei foi tanta que o riso transbordou e tive que deixar de olhar para o ecrã tendo voltado mais tarde a uma outra sessão para, finalmente, ver o filme.

O que me lembro dessa representação é que ela constituiu a maior demonstração da arte de fazer rir…indescritível a sua capacidade cómica.

O que hoje fiquei a saber, graças ao meu amigo Frederico, é que este homem, que ganhou milhões com os seus dotes de actor e cantor, morreu sem um tostão porque tudo quanto recebia dava aos mais necessitados, ajudou muitos colegas que ficaram na miséria e distribuía o resto por instituições de Assistência.

Morreu em Los Angeles, em 1987 e a UNESCO considerou-o Cidadão Mundial - mais uma vez foi preciso morrer…

Para além de actor e cantor era também um excelente intérprete de Jazz e clarinetista embora quase só tocasse para os amigos.

O vídeo que se segue em que ele canta com Louis Armstrong, é um exemplo do seu grande virtuosismo e, da minha parte, um sinal de agradecimento e aplauso por aquilo que ele foi como actor e como homem bom.

Site Meter