quinta-feira, novembro 27, 2008


Agora Eu Sei





Quando eu era garoto de três palmos de altura
eu falava muito alto para parecer um homem…

Eu dizia: eu sei, eu sei, eu sei, eu sei.

Era o começo da Primavera mas quando eu fiz
Dezoito anos
Eu disse: eu sei, aí está, desta vez, eu sei.

E hoje, nos dias em que volto observo a terra onde andei de um lado para o outro e ainda não sei como ela gira.

Aos vinte e cinco anos, eu sabia tudo: o amor, as rosas, a vida, os tostões.

Ah, sim, o amor! Eu tinha dado a volta toda
E infelizmente, como os colegas, eu não tinha comido todo o meu pão.

No meio da minha vida eu ainda aprendi.

O que eu aprendi cabe em três ou quatro palavras:

- No dia em que alguém te ama, faz um tempo muito bonito;

- Não posso dizer melhor: Faz um tempo muito bonito!

É o que ainda me admira na vida, eu que estou no Outono da minha vida:

- A gente esquece tanta noite de tristeza mas jamais uma manhã de ternura.

Em toda a minha juventude eu quis dizer “eu sei”.

Só que, quanto mais eu procurava, menos eu sabia.

Sessenta batidas que soavam no relógio. Ainda estou à minha janela. Olho e me pergunto:

- Agora eu sei. Eu sei que nunca se sabe!

A vida, o amor, o dinheiro, os amigos e as rosas.

Nunca se sabe o ruído nem a cor das coisas.

É tudo o que eu sei!

…Mas isso, eu sei.

Jean Gabin




Site Meter