quarta-feira, dezembro 24, 2008



A BALEIA AZUL







Há uma natural curiosidade por tudo quanto é muito pequenino e pelo seu contrário, o muito grande.

O muito pequenino não está ao alcance da nossa vista e por isso a curiosidade relativamente a ele é assunto para cientista, quanto ao muito grande, aqueles animais que nos impressionam pelo seu tamanho, os maiores de todos, temos os elefantes em terra e a baleia azul nos mares.

Nas savanas africanas os grandes elefantes machos chegam às 7 toneladas e as baleias azuis atingem mais de 30 metros para um peso médio, com esse comprimento, de 200 toneladas e mais.

Para qualquer deles a vida, um pouco por causa do seu tamanho mas muito mais por causa do homem, não tem sido fácil.

A baleia azul, o maior animal que desde sempre existiu na Terra, com toda aquela massa de carne, gordura e óleo atraiu a cobiça dos homens que quase a levaram à extinção, tendo sido mortas 360.000 em todo o século XIX até aos anos 60 do século XX, restando hoje entre 3 a 4.000. A sua caça está proibida em quase todos os países do mundo.

Este animal é impressionante em tudo:

- A abertura por onde respira emite jactos de água até 9 metros de altura;

- O seu pulmão pode alojar 5.000 litros de ar;

- Emite sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis – mais fortes do que um avião a jacto - que podem ser ouvidos a 800 km de distância.

- Um bebé humano poderia gatinhar pelas suas artérias e um adulto arrastar-se pela aorta;

- Uma baleia azul à nascença pesa mais de 2 toneladas e tem quase 8 metros de comprimento;

- O pénis chega a atingir os 3 metros;

- Os recém nascidos até aos 7 meses de idade tomam 380 litros de leite por dia ganhando 91 quilos de peso a cada 24 horas;

- Os filhotes das baleias azuis não mamam por tetas porque o leite é solto na água na qual não se mistura por ser muito gordo, e é sugado pela cria;

- A base da sua alimentação é o kill, uma espécie de camarão com poucos centímetros de comprimento, e do qual a baleia azul ingere cerca de 3 toneladas por dia.

Dada a sua velocidade e poder, a baleia azul não constituía inicialmente o primeiro objectivo dos pescadores que procuravam mais os cachalotes mas à medida que estes foram escasseando começaram a cobiçar estas baleias e em 1864, um vapor norueguês, equipou-se com arpões especialmente concebidos para capturar as grandes baleias e quando, finalmente, a sua caça foi proibida mais de 360.000 tinham sido mortas.

Pode viver quase até aos 100 anos.

Das 3 a 4.000 que hoje sobrevivem, 2.000 estão concentradas na costa californiana e constituem a maior esperança para o longo e gradual processo de aumento populacional desta espécie.

Mas é interessante saber que dois episódios na história da Terra estiveram ligados à dimensão dos animais e, consequentemente, da “nossa” Baleia Azul.

Como se explica então que coabitem no Planeta microorganismos unicelulares invisíveis e a grande Baleia Azul porque, de facto, existe no mundo animal tamanhos para todos os gostos.

Como chegámos a esta biodiversidade?

Cientistas dos EUA fizeram esta pergunta e descobriram dois momentos na evolução da Terra que foram decisivos para a diversificação do tamanho dos seres vivos.

Olhando para os registos fósseis ao longo das eras e comparando-os com a história geológica do planeta, a equipa coordenada por Michal Kowalewski, do Virgínia Tech, verificou que houve duas épocas chave para a complexificação da vida na Terra e para o surgimento de seres vivos do tamanho XXL.

Esses dois episódios têm a ver com o aumento do oxigénio na atmosfera terrestre e esta descoberta foi publicada na “Proceedings of the National Academy of Siences”.

“Ficámos surpreendidos ao observar que o aumento da dimensão dos seres vivos ocorreu quase todo em dois intervalos de tempo distintos”, disse o coordenador da equipa, explicando que aquele padrão básico “se tornou imediatamente visível na comparação dos registos fósseis com os dados geológicos”.

Tendo a vida surgido na Terra há 3,5 mil milhões de anos nos oceanos, a vida foi durante os primeiros 1,5 mil milhões, feita apenas de organismos unicelulares, de tamanhos diminutos.

Dessa época só existem, de resto, registos fósseis de bactérias e foi por essa altura, há 2.000 milhões de anos, que surgiram os primeiros organismos complexos e porquê neste preciso momento?

- Porque a própria vida tinha preparado as condições para isso, fabricando oxigénio através do seu metabolismo, e as pequenas células que eram então os seres vivos também tinham incorporado no seu interior estruturas funcionais, incluindo um núcleo com o seu material genético.

Nos 200 milhões de anos que se seguiram, os seres vivos começaram a incluir mais do que uma célula e foram tornando-se cada vez mais complexos.

Há 540 milhões de anos, quando o oxigénio na atmosfera terrestre aumentou de novo de forma abrupta (para 10% do que é hoje), os organismos sofreram nova complexificação e puderam atingir grandes dimensões.

Hoje, de todos, o maior é a Baleia Azul que o homem, na sua insensatez, ignorância e completo desrespeito pela natureza e a vida dos animais selvagens, ia pondo termo no século passado.

Site Meter