terça-feira, dezembro 09, 2008

Música Popular Brasileia
Biografia I


Caetano Veloso -Nasceu em 1942, na Baía e em 1967, no 3º Festival de Música, cantou a sua “Alegria Alegria” que ficou classificada em 4º lugar.

Em 1968 lançou o LP “Tropicalis” juntamente com Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e os poetas Torquato Neto e Capinan e os maestros Rogério Duprat, Júlio Megdália e Damiano Cozzela, firmando, com todos eles o “Movimento Tropicalista”que foi de natureza cultural mas tinha também objectivos de natureza social e política na altura em que o Brasil estava sob a ditadura militar.

Foi sempre um artista polémico e participante em “Movimentos” visando sempre engrandecer o MPB (Música Popular Brasileira).

É autor de mais de 200 composições a solo e em parcerias sendo que as de maior sucesso são: “Alegria Alegria”, “Odara”, “Os Doces Bárbaros”, “Outras Palavras”, O Leãosinho”, “Novidade”, “Nu com a minha Música”, “Menino do Rio”, “Tigresa”, “Você é Linda”, “Tropicália”e muitas outras.

Baby Consuelo - (Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade) nasceu em 1952 em Niteroi e iniciou a sua carreira em 1968 integrando o Conjunto “Os novos Baianos”e em 1978 iniciou a sua carreira a solo.
“Menino do Rio”, o seu maior êxito, foi lançado em Montreux, 1980 no seu LP “Baby Consuelo ao Vivo”e os seus maiores êxitos, para além de “Menino do Rio” foram “Cósmica”, “Telúrica”, “Krishna Baby”, “Sem Pecado e Sem Juízo”.
Em 1990 mudou o seu nome artístico para Baby Brasil.

Gal Costa – Foi considerada à época a musa do tropicalismo e no LP “Tropicália” participou nas faixas “Parque Industrial”, “Hino do Senhor do Bom Fim”, “Mamã Coragem”e “Baby”, sendo esta última um grande sucesso.

Em 1969 gravou o seu 1º LP individual “Gal Costa” com enorme sucesso principalmente pelas faixas “Não Identificado”, de Caetano Veloso e “Que Pena” de Jorge Bem.
Gravou inúmeros sucessos como “London London”, “Deixa Sangrar”, “Nem Bem Nem Mal” todas de Caetano Veloso e “Pérola Negra” de Luís Melodia, “Sua estupidez”de Roberto Erasmo, “Oração de Mãe Mazinha” de Caimmy e o grande sucesso de “Melodia Para Gabriela” de Dorival Caymmi.
Gal Costa tem sido ao longo das últimas décadas uma das cantoras mais importantes da moderna música popular brasileira cantando e gravando música dos melhores compositores.

Dorival Caymmi – Em 94 anos de vida escreveu pouco mais de 100 canções levando, por vezes, anos para escrever uma. O respeito pela vida foi o seu ritmo.

Cantou e contou a paisagem baiana como ninguém no seu jogo diferente de ritmos e através de músicas como: “O que é que a Baiana tem” “A preta da Acarajé” “Você já foi à Baía?” que fizeram de Cármen Miranda uma verdadeira baiana.
Nasceu em Salvador em 1914 e faleceu no Rio em Agosto de 2008.
A sua adoração pelo mar e pela natureza acaba por colocar o homem na sua real posição, sem domínio, sem superioridade, sem controlo.

Site Meter