sexta-feira, dezembro 19, 2008


Ron Mueck



A primeira reacção perante as obras deste artista é de espanto.

A nossa admiração surge quase instintivamente ao examinarmos os pormenores dos corpos humanos que, invariavelmente, são o tema das suas esculturas.

Será o autor um artista ou apenas um excelente artesão? Ou um técnico?

O próprio coloca-se à margem desta polémica, “…jamais quis ser um escultor. Não sei bem porque faço isto mas não me imagino a fazer outra coisa. Não me considero um artista, isto é simplesmente, a única coisa que sei fazer”.

Don Mureck, na verdade, é um criador de marionetas. Natural da Austrália instalou-se em Londres em 1983 para trabalhar com Jim Henson, o famoso criador da Rua Sésamo e dos Marretas.

Adquiriu alguma experiência e aventurou-se na publicidade como fabricante de manequins e depois é como num conto de fadas…

Paula Rego, há muito radicada em Londres, encomendou-lhe um manequim do Pinóquio e o modelo que lhe foi apresentado era de tal forma expressivo que a pintora guardou-o para si.

O coleccionador de arte Charles Saatchi descobriu-o no seu atelier e o marionetista viu-se projectado, inesperadamente, para o meio artístico.

O seu estilo é hiperrealista e as figuras que constrói parece que têm alma, afirma quem as viu:

- “não houve uma escultura de Ron que estivesse naquela sala que não me desse vontade de gritar como um índio, que vendo uma fotografia e pensando que alguém está aprisionado reage com violência. Também eu senti vontade de atirar uma pedra a cada escultura para libertar quem nelas estava aprisionado e depois fugir de volta à caverna e às minhas pinturas rupestres…”

Site Meter