segunda-feira, janeiro 19, 2009


BARACK OBAMA

”…UM DIA DE SONHO…”



A Tomada de Posse do Presidente Barack Obama que hoje tem lugar, acontece após terem passado 80 anos sobre o nascimento de Martin Luther King, e quase 41 depois de o terem assassinado, a 4 de Abril de 1968, por defender a exequibilidade de um sonho em que brancos e negros convivessem em condições de igualdade na sociedade americana:

“… eu tenho o sonho de ver um dia os meus quatro filhos viverem numa nação em que não sejam julgados pela cor da sua pele mas pelo seu carácter.”

Era isto, apenas, o que ele pedia:

- Condições de igualdade para as pessoas de raça negra na sociedade americana!

- Pagou com a vida a ousadia de ter pedido aquilo que, à data, já era escandaloso não acontecer na América, terra da liberdade e da esperança para milhões de pessoas que construíram as suas vidas naquele país.

- O futuro vingou-o, passados pouco mais de 40 anos, a sociedade americana deu-lhe um Presidente! … e o mundo comoveu-se, todas as expectativas foram ultrapassadas por mérito de um homem que parece ter asas em vez de braços…

Barack Obama foi sábio na escolha das pessoas para o ajudarem na sua missão, surpreendeu por não ter surpreendido, coerente consigo, correspondendo totalmente ao que tinha sido o seu discurso anterior.

Abrangência, terá sido, talvez, a nota mais importante da sua intervenção até este momento.

O mundo está com ele, uma parte cada vez maior da sociedade americana, a mais sã, atrevo-me a dizer, está fervorosamente com ele… mas ele necessita de ter ao seu lado os melhores, os mais competentes pelo saber e experiência, não olhando a facções partidárias, e o respeito e consideração que demonstrou pelo seu oponente, que na derrota esteve à altura do adversário vencedor constituiu, igualmente, um exemplo de como se constrói um futuro a partir das relações entre vencedores e vencidos.

A vitória de Obama foi, juntamente com a revolução do 25 de Abril, a maior alegria política da minha vida… sempre o manifestei neste blog.

Foi muito mais que uma questão política, a vitória deste homem na disputa pelo poder nos EUA, ultrapassou em muito vantagens meramente partidárias, ideológicas, do jogo natural da democracia. Ela inscreveu-se a um nível mais profundo onde radica a esperança e o orgulho de sermos homens.

Não sei o que vai acontecer: o cenário, não sendo de confrontação militar entre países, não pode, contudo, apresentar-se mais difícil depois de décadas do que foi o mundo virtual de “economias de casino” em que fulanos ambiciosos, sem escrúpulos, brincaram a seu belo prazer a partir do dinheiro que empresários e trabalhadores honestos produziram nas suas empresas.

Provavelmente, nem tudo irá correr bem, vivemos num mundo real em que interesses legítimos muitas vezes se confrontam, atender a mais ou a menos a uns e a outros, conciliar, por vezes, o inconciliável, não é tarefa para um só homem, mesmo da craveira de Barack Obama, e esse é o meu grande receio: que os seus inimigos, porque os tem, o procurem desacreditar por ele ficar aquém daquilo que só está ao alcance de muitos homens e em muitos países.

Escrevi ontem, aqui, como provérbio, que na vida “não há prémios nem castigos, apenas consequências”… estamos a viver as consequências de crimes lesa-humanidade que foram praticados, mais ou menos, um pouco por todo o mundo por pessoas que esperávamos que fossem honestas e responsáveis … a nossa confiança foi traída.

Há que partir do zero, da confiança perdida para o seu restabelecimento.

Barack Obama defende um regresso às origens, à pureza dos pais fundadores do seu país e pede aos americanos uma nova Declaração de Independência Moral e o caso não é para menos.

- Temos vindo a caminhar pela “estrada errada”, será ele capaz de mover consciências e alterar o rumo?

- Conseguirá ele ajudar a salvar o capitalismo global, no respeito e liberdade pelas pessoas?

- Na defesa da livre iniciativa e das legítimas aspirações de cada um de nós de uma forma responsável?

O mundo precisa de “Barack Obamas” porque a missão é demasiada só para um.

Em honra de Barack Obama, no dia da sua Tomada de Posse como Presidente dos EUA, coloco a seguir a este texto o Hino do seu país pela voz de Whitney Houston.

Site Meter