quinta-feira, abril 30, 2009


Tieta do Agreste


EPISÓDIO Nº 117




Seminu e atrasado, decadente campeão, chegou ao bar quando o onírico batalhão já se desvanecia no caminho do rio. Seu Manuel Português, Astério e Seixas sujeitaram o prefeito, o mais delicadamente possível, e o restituíram à irmã em pranto.

No cemitério, Ascânio Trindade, herdeiro certo do posto fez o elogio póstumo do “saudoso chefe e amigo”. Se bem nascido na capital, Mauritônio Dantas, nos dezoito anos de residência no Agreste, tornara-se estimado de todos e prestara reais serviços à colectividade, profissional competente e administrador dedicado. Além dos benefícios devidos à diligente actuação de Amélia, que tantos eleitores conquistara para o marido antes de desertar da política, como murmurou Aminthas a dona Carmosina, em fúnebre aparte. Padre Mariano espargiu o caixão com água benta, terminando de vez com a principal diversão dos moleques de Agreste.

De conformidade com a lei, o Presidente da Câmara Municipal, coronel Artur de Figueiredo, assumiu o posto. Mas o senhor de Tapitanga, marchando com passo firme para os noventa anos, assumiu apenas para constar. Ninguém mais indicado do que Ascânio Trindade para dirigir os destinos, gloriosos e decadentes, de Sant’Ana do Agreste.

- Ascânio, meu filho, confio em você. No próximo pleito a gente o elege de uma vez, acabou-se. Enquanto isso, vá conduzindo o barco que eu já estou mais para lá do que para cá, só sirvo para cuidar das minhas cabras e assuntar a lavoura de minhas roças.

Com a bengala aponta para fora da janela:

- Agreste foi terra de muito cabedal e muito fausto. Teve até mulher-dama francesa fazendo a vida nessas bandas. Mais de uma. Tudo se consumiu na fumaça do trem, até o contrabando e as gringas. Só ficou a medicina das águas, o clima salubre, sem falar da boniteza.

Encarou Ascânio com afecto:

- Você é meu afilhado e podia ter sido meu filho se, em vez de se meter com uma lambisgóia na Bahia, tivesse casado com Célia.

Referia-se à filha mais moça, nascida quando o coronel já tinha mais de sessenta e cinco anos e seis netos. Dos dois casamentos tivera quinze filhos, na rua não sabe quantos.

- Não quis e por isso tive de sustentar um vagabundo que passa o dia tocando bumbo, esse tal marido de Célia…

- Bumbo, não, coronel. Bateria. Xisto Bom de Som é considerado um dos melhores bateristas de Salvador…

- Isso é lá profissão de homem…

Por um momento pensou na filha, tinha-lhe apego e a quisera na fazenda. Terminara sozinho com as cabras, esparramados pelo mundo os onze filhos.

- Você vai ser o Prefeito de Agreste, seu avô foi intendente, eu fui intendente e prefeito. Só lhe recomendo uma coisa: mantenha a cidade limpa. Essa terra sempre primou pela limpeza e pelo clima, desde os tempos de antanho, de dinheiro sobrando e muita animação. Conserve agreste assim, já que não se pode trazer de volta a animação.

Engano do coronel de Tapitanga: a animação ia voltar inesperadamente,
ameaçando limpeza, saúde e clima.

Site Meter