terça-feira, maio 05, 2009


Tieta do Agreste


EPISÓDIO Nº 122







DA PRIMEIRA CONVERSA ONDE SE DECIDE DO DESTINO DAS ÁGUAS, DAS TERRAS, DOS PEIXES E DOS HOMENS – COM A GENTIL ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL DAS COMPETENTES MENINAS DE MADAME ANTOINETTE



O jovem Parlamentar fez um gesto, as meninas levantam-se nuas e obedientes, abandonando os primeiros excitantes toques, sorriem e se afastam. Esperarão na sala ao lado, sabem guardar as conveniências, uma loira e a outra ruiva. O jovem Parlamentar, ainda não tão rico e poderoso quanto desejaria, confidenciara ao Magnífico Doutor a possibilidade de trocarem as parceiras após a primeira etapa. Antes de sair, a loira observou a reserva de uísque na garrafa, seria suficiente? Também os dois cavalheiros estão nus, como convém, mas o Magnífico Doutor guarda a negra pasta 007 a seu lado.

Quarentão bem cuidado, o jovem Parlamentar não possui no entanto a classe do magnífico Doutor, que é um galã de novela, se quisesse poderia ganhar a vida exibindo-se no vídeo. Certa tendência a engordar, um começo de gordura que a sauna não consegue controlar, nos olhos a cobiça e a manha, o jovem Parlamentar possui reputação duvidosa, discutida nos bastidores da Câmara Federal. Nos bastidores, jamais em público, quem se atreveria a acusá-lo? Passa por bem visto nos altos escalões e sobretudo nos reservados círculos que realmente dispõem do poder. Seu começa a repontar no noticiário como candidato a elevados cargos; o mandato parlamentar, ultimamente bastante desacreditado, já não basta para conter-lhe o prestígio em ascensão. Obtivera promessa firme de ser incluído na turma a cursar a escola Superior de Guerra.

O Magnífico Doutor, habituado ao trato com os grandes, em nenhum momento pronunciou-lhe o nome por desnecessário e imprudente. Tampouco durante a conversa citaram quantia ou falaram em pagamento. Apenas, em certo instante, abriu-se um sorriso amplo no rosto calculador do jovem Parlamentar: nem sempre aparece nos tempos actuais transacção assim rendosa. Em termos de legítimo patriotismo, o jovem Parlamentar desenvolve cauteloso trabalho de contactos e acertos, com reconhecida habilidade. Propina seria palavra escandalosa e indigna para designar a expressiva gratidão daqueles que lhe utilizam os méritos e as relações. Se respeitável bolada lhe advém, trata-se de merecida pecúnia – finalmente a palavra certa! - Pois um passo em falso, um erro de pessoa, pode custar mandato e carreira: os da linha dura são infensos à corrupção e vivem de olho atento, desconfiadíssimos. Tarefa delicada, exige alta recompensa.

É reconfortante vê-los ali, no fim da tarde, estendidos nus e cómodos em amplos divãs em uma das salas à prova de som reservadas por Madame Antoinette para ruidosas surubas, mandando as meninas embora, adiando o deleite, sacrificando o tempo de lazer ao trato de superiores interesses, conscientes ambos dos seus graves deveres.

- Aqui estamos a coberto da curiosidade e indiscrição – freguês recente e vaidoso, o jovem Parlamentar louva as virtudes do Refúgio.

Essas salas reservadas antes de tudo à confraternização sexual, em moda desde os banhos romanos, servem igualmente para importantes conversas de negócios entre magnatas desejosos de sossego e reserva. Como bem diz o jovem Parlamentar, no Refúgio dos Lordes estão acoberto da curiosidade e da indiscrição.

O Magnífico Doutor abre a pasta, retira um estojo de couro, oferece charutos. Conhece hábitos e preferências dos parceiros, estudou, entre divertido e enojado, a biografia do jovem Parlamentar.

- Cubanos… - esclarece a seguir, pois sendo Cuba matéria proibida em qualquer sector da vida nacional, a oferta ganha importância.

O jovem Parlamentar não se contenta com um, empalma três:

- Antes, só fumava cubanos. Agora andam difíceis, culpa da canalha comunista – aspira o odor do charuto – Sublime! Precisamos libertar Cuba das garras de Fidel de Castro, varrer do continente essa ameaça vil e constante de subversão – Um pouco retórico, fala como se estivesse na tribuna da Câmara.

- Mais dia, menos dia, os americanos acabarão com ele. – O Magnífico Doutor estende o isqueiro de ouro, acende o charuto do interlocutor. – Mas, quando quiser charutos cubanos, não faça cerimónia, tenho sempre um estoque.

O Jovem Parlamentar não pode esconder o laivo de inveja nos olhos gulosos: esses tipos sabem gozar a vida, nada lhes falta, dão-se a todos os luxos. E este é apenas um testa de ferro, imagine-se os outros, os patrões. Decide fazer o trato mais difícil, aproveitar a oportunidade:

- Obrigado. Mas vamos ao que importa, não devemos deixar as garotas esperando por muito tempo. Devo dizer-lhe que as coisas não se apresentam fáceis, há obstáculos sérios, diria mesmo: quase intransponíveis. O nosso amigo declara que não deseja envolver-se no caso.

- Mas há poucos dias as notícias eram outras.

-
Os jornais ainda não haviam falado no assunto. Leu o que andaram escrevendo?

Site Meter