quinta-feira, julho 02, 2009


ANTÓNIO
VARIAÇÕES








Em 1981, antes de ter lançado qualquer disco, vai ao Programa de TV “O Passeio dos Alegres” de Júlio Isidro e a sua música e presença inconfundível, granjearam-lhe de imediato fama considerável.

Editou o seu primeiro Single com o tema “Povo que Lavas no Rio” de Amália Rodrigues que era a sua maior referência e “Estou no Além”.

Em 1984 lançou o seu segundo trabalho “Dar e Receber”. Era Fevereiro e em 22 de Abril, Variações daria o seu último concerto. Depois disso apareceu apenas mais uma vez, no programa “A Festa Continua”, de Júlio Isidro.

Quando “Canção do Engate” invade as rádios, já António Variações se encontrava internado no Hospital Pulido Valente devido a um problema brônquico-asmático. Transferido para a clínica da Cruz Vermelha morreu a 13 de Junho, vítima de broncopneumonia, provavelmente causada pela sida. O actor holandês Jelle Balder, com quem manteve um relacionamento amoroso, foi seu companheiro até à morte.

Especula-se que terá sido a primeira figura pública a morrer de sida. Vinte anos depois da sua morte, em Dezembro de 2004, foi lançado um Álbum com canções da sua autoria que nunca tinham sido editadas.

Sete conhecidos músicos portugueses formaram a banda Humanos e gravaram 12 músicas seleccionadas de um conjunto de cassetes “perdidas” no património de Variações administradas
pelo irmão Jaime Ribeiro.

Site Meter