domingo, julho 12, 2009


THE BEATLES

JONHN LENNON


Nasceu em 1940, em Liverpool e em 1969 casou com a cantora e artista plástica vanguardista japonesa, Yoko Ono, nascida em Tóquio, em 1933. Em 1980 foi assassinado em Nova York.

Fundador do Grupo, integrou-o desde 1957 até que se separaram em 1970.

Compositor, cantor, multi – instrumentista: piano, guitarra, gaita, teclados, baixo, violão, instrumentos de percussão e outros, ele foi o autor de muitos dos maiores sucessos da Banda, incluindo a canção “All You Need Is Love”, apresentada na primeira transmissão por satélite ao vivo no mundo e que ainda hoje é um hino para várias gerações.

Mas para além de músico e compositor John Lennon foi um escritor e activista a favor da paz.

Yoko Ono, por quem se apaixonou em 1968, era uma cantora e artista plástica vanguardista japonesa e foi a pessoa mais importante na sua vida.

Desde 1970 dedicou-se a uma carreira a solo mas em 1975 afastou-se da música para se poder dedicar mais à família com o nascimento do seu filho, Sean Lennon.

Quando em 1980 pretende regressar novamente à música e retornava do estúdio de gravação, pelas 11h00 da noite, acompanhado da mulher, foi assassinado por Mark David Chapman com quatro tiros nas costas. O assassino, com distúrbios de esquizofrenia, afirmou pretender ficar famoso, deixar de ser um Zé ninguém. Está a cumprir prisão perpétua.

Dos seus muitos sucessos musicais destacamos: “Imagine”, “Help”, Strawberry Fieds Forever”, “All You Need Is Love” entre outros.

Site Meter