quarta-feira, setembro 16, 2009


TIETA DO AGRESTE
EPISÓDIO Nº 234







TERCEIRO EPISÓDIO DA ESTADA DE ASCÂNIO TRINDADE NA CAPITAL OU DA FORMAÇÂO DE UM DIRIGENTE A SERVIÇO DO PROGRESSO: ELEIÇÕES, TRIBUNAL, INIMIGOS DO BRASIL; AGENTES ESTRANGEIROS, ARTE E BETY, BEBÉ PARA OS ÍNTIMOS




Na sede da Brastânio, espectacular, um andar inteiro num dos modernos edifícios da cidade da Baixa, temperatura primaveril, uma deusa de peruca na mesa telefónica, Ascânio Trindade renova antigo conhecimento: Elizabeth Valadares, Bety para os amigos. Quando a deusa grega, tendo anunciado sua presença, indicou-lhe uma cadeira, ele não chegou a ocupá-la pois imediatamente Bety surgiu numa das portas. Demonstrando memória e eficiência, ela o recebe com efusiva simpatia:

- Alô, amor! Estou feliz de vê-lo aqui em nossa modesta tenda de trabalho. Venha comigo o doutor o espera. E o lindo como vai?

- O lindo?

- O varapau, aquele engraçado. Charmoso como ele só.

- Ah!, Osnar. Vai se roer de inveja quando souber que estive com você.

- Diga-lhe que mando um beijo e morro de saudades – Fez um sinal a Nilsa ordenando-lhe esperar ali mesmo.

Sobre uma mesa de vidro, na sala do doutor Mirko Stefano, estende-se um grande desenho a cores, Ascânio reconhece a paisagem de Mangue Seco, as dunas, a foz do rio e o coqueiral. Parte do coqueiral desaparecera, substituído por imponente conjunto industrial, altas construções, da chaminé se eleva reduzida e alva fumaça. Entre a fábrica e as dunas, umas duas dúzias de residências amplas, com varandas e jardins, para os administradores, engenheiros e técnicos.

Do outro lado, na direcção de Agreste, uma pequena cidade, centenas de casas alegres, conjugadas duas a duas, todas iguais, moradias para os trabalhadores. Um ancoradouro moderníssimo, quase um porto, com grandes lanchas a motor. Deslumbra-se Ascânio com aquela visão do futuro. A voz afectada do Magnífico o traz de volta ao presente.

- Está vendo essa casa separada de todas, a mais perto da praia? É a minha. Aí irei descansar quando tiver tempo para o lazer. Adoro Mangue Seco é o local mais lindo do mundo. Vai continuar a ser o mais bonito, sendo, igualmente, um centro de riqueza. C’est ça.

Senta-se à mesa de trabalho, aponta uma cadeira a Ascânio, em frente. Esfrega as mãos uma na outra, satisfeito:

- Pedi que viesse até salvador para lhe transmitir pessoalmente a grande notícia, meu caro Ascânio. Permita que o trate por você, abandonando a cerimónia.

- Pois não, doutor Mirko.

- Nem doutor, nem senhor. Seu amigo Mirko Stefano, seu admirador. Mas vamos à notícia auspiciosa: a Brastânio decidiu em definitivo instalar em Sant’Ana do Agreste sua indústria de dióxido de titânio que, como você sabe, é uma das mais importantes de quantas foram projectadas e criadas no país, nos últimos anos. Do ponto de vista do desenvolvimento nacional e da economia de divisas. Uma indústria benemérita. Benemérita!

A voz amaneirada faz-se categórica, a afirmação é uma resposta, esmaga dúvidas, ataques, condenação.

A decisão foi tomada na direcção de directoria que só terminou ontem ao fim da tarde. Mas como eu sabia por antecipação qual o resultado, apressei-me em pedir que viesse para conversarmos, acertarmos os nossos relógios, c’est bien nécessaire. Confio que a espera não lhe tenha sido pesada.

Ao contrário, muito agradável. Só tenho a lhe agradecer.

- Rien mon cher. Tornaremos pública nossa decisão em poucos dias. Apenas terminemos uns últimos trâmites junto aos poderes estaduais, dos quais o doutor Lucena está se ocupando, nos dirigiremos à Prefeitura de Agreste para dar conta oficialmente de nosso projecto e
obter a necessária autorização.

Site Meter