sexta-feira, outubro 02, 2009


PARABÉNS AO BRASIL




Parabéns ao Brasil e à cidade do Rio de Janeiro. Pela primeira vez os Jogos Olímpicos vão ter lugar, em 2016, na América do Sul, na cidade que é um autêntico capricho da natureza pelas belezas que reúne.

Tive oportunidade de a visitar em Dezembro de 1995, fiz a festa da passagem de ano, não à janela do hotel sobranceiro à praia de Copacabana, mas no próprio areal da praia para onde, minutos antes, centenas de milhares de pessoas ao longo dos seus cerca de seis quilómetros tinham sido autenticamente “despejados” pela estrada e passeio da marginal.

Vestidos de branco, com taças e garrafas na mão, ao soar da meia-noite, as pessoas abraçaram-se e beijaram-se numa irmandade de uma dimensão e euforia impossível de conceber fora daquele contexto.

Se existe algum sítio no mundo em que num espaço aberto, uma imensa praia de uma enorme baía, nos podemos sentir fazendo parte de uma família de quase um milhão de pessoas (leu bem, é este o número), esse sítio só pode ser a praia de Copacabana da cidade do Rio de Janeiro na noite de 31 de Dezembro.

O Comité Olímpico Internacional concedeu, com justiça, ao Rio de Janeiro, uma prenda que gostava de ter sido eu a dar pois ainda hoje sinto o calor e a espontaneidade dos abraços que recebi de tantas pessoas desconhecidas apenas porque estavam felizes e eu era só mais uma no meio delas.

Impossível esquecer esse momento que para mim foi uma surpresa de todo inesperada. Eu apenas tinha ido para a marginal para ver melhor, pensava eu, o fogo de artifício.

Vi pior o espectáculo pirotécnico pois o fumo dos foguetes, por cima de nós, a partir de certa altura, constituiu uma nuvem que se instalou e por falta de vento ali ficou a tapar o céu.

Mas, como dizia o nosso querido Vasco Santana: “fogos de artifício há muitos…”

Em contrapartida, aquele clímax de carinho fraternal que por minutos invade uma população inteira e nos mete dentro dela, nos integra como se fossemos dali… seus parentes ou conhecidos de longa data, esse clímax, com aquela força e dimensão, só na festas da Passagem do Ano, no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana.

Mais uma vez, parabéns a todos os brasileiros, em especial aos cariocas. Pessoalmente, sinto-me reconfortado.

Site Meter