terça-feira, dezembro 08, 2009


TIETA DO
AGRESTE

EPISÓDIO Nº 299


DA CONVERSA FINAL SOBRE O DESTINO DAS ÁGUAS, DOS PEIXES E DOS HOMENS, QUANDO A BRASTÂNIO ESCOLHE NOVO DIRECTOR E, NO REQUINTADO AMBIENTE DO REFÚGIO DOS LORDES, SERVE-SE – HORROR – UÍSQUE COM GUARANÁ.



Na equipe escolhida a dedo destaca-se pela elegância do porte, uma jovem pernalta e esguia. Mais do que esguia, magricela, modelo em desfiles de haute- couture, bem ao gosto do magnata Ângelo Bardi. Convocada para ele, especialmente, a administração do Refúgio dos Lordes, a par do apetite dos fregueses tradicionais, os sustentáculos da casa, trata de satisfazer-lhes os caprichos. Doutor Mirko Stefano alegra-se ao constatar a presença da ruiva ondulosa e pícara, parecida com Bety; no encontro anterior Sua Excelência a confiscara, deixando o Magnífico vagamente frustrado. O velho parlamentar não foi esquecido: uma guria com fisionomia e jeito tão impúberes que em certas ocasiões faziam-na passar por virgem com sucesso. Em atenção ao novato (para quem fora recomendada a maior deferência), a gerente, desconhecendo-lhe os pendores, destacara três garotas, de tipos diferentes mas todas óptimas, “il n’aura que l’embarras du choix”. Enquanto servem uísque aos poderosos senhores, as seis belas exibem os encantos – a mais vestida usa biquini, a esgalga agita vaporoso véu a realçar-lhe os ossos. Trajando sóbrio costume bem talhado, a gerente, gordota e baixa, parece directora de um internato feminino.

Fitando de esguelha a nudez das moças, o cidadão de postura rígida e cabelo buscarré, pela primeira vez em tal ambiente, procura vencer o acanhamento. Na juventude frequentara prostíbulos, em certa ocasião festiva fora a um rendevu, em Botafogo, no Rio de Janeiro; depois casara-se. Não corre perigo de ser identificado, está incógnito e à paisana, anónimo parceiro participando com amigos de programa alegre. Ao ser servido pela ruiva, desviando os olhos encandeados, anuncia:

- Quero o meu uísque com guaraná.

Com guaraná! Faz-se um silêncio de espanto. A magricela, ao lado de Bardi, contém o riso. Uísque daquela marca rara e preciosa, em São Paulo serve-se apenas no Jóquei Club e no Refúgio dos Lordes. Na Inglaterra, bebem-no puro, sem gelo.

Mas o Velho Parlamentar, um lorde, esclarece com fleuma britânica e impávida adulação:

- Uísque and guaraná, fórmula brasileira, muito em moda. Vou querer também.

Há gosto para tudo, pensa a gerente. Refazendo-se do sacrilégio, vence a repugnância e ordena:

- Guaraná, depressa!

O doutor Ângelo Bardi desvia as atenções, ao pedir notícias de sua querida amiga a quem não vê há bastante tempo:

- Nossa cara Madame Antoinette, não volta mais?

- Ainda está na França. Quando ia embarcar, o pai morreu, o general. Do coração, coitado.

- General? – o de cabelo buscarré, olhos de viés nas moças, supera o embaraço, demonstra repentino interesse.

- Madame Antoinette é filha de um general francês com uma nativa da Martinica… - a gerente repete a clássica informação, ar de professora de história, ditando aula.

- Como? – o de cabelo buscarré se espanta.

- Como a Imperatriz Josefina, a de Napoleão Bonaparte – ilustra o Magnífico Doutor.

- Ahn! Figura histórica, muito interessante – Sente-se mais à vontade e usa o guaraná com abundância.

- Desejam mais alguma coisa? – Diante da resposta negativa, a gerente comanda: - Vamos, meninas! – Marcha à frente do garrido pelotão.

O Velho Parlamentar pousa o copo:

Site Meter