domingo, janeiro 24, 2010



O Nosso Avô,
O Homem de
Cro-Magnon














Cinco milhões de anos decorreram até ao aparecimento do Homem Moderno mas só há 28.000, quando desapareceram os últimos vestígios dos Neandertais, pela primeira vez, apenas uma espécie de hominídeo ficou sozinho sobre a Terra. Antes disso não terá havido uma época em que não tenham existido, pelo menos, duas ou até mesmo cinco.

O grande vitorioso foi esse nosso avô, o Homem de Cro- Magnon, relacionado com os Neandertais, de acordo com a informação genética, por um ancestral comum… há 660.000 anos!

Entrou na Europa há cerca de 40.000 anos, provavelmente pela Anatólia, que hoje constitui 98% do território da Turquia e, inevitavelmente, estabeleceu contacto com os Neandertais há muito aqui instalados. É suspeito porque à sua presença se seguiu o desaparecimento daqueles que ao longo de tantos milénios estavam perfeitamente adaptados sem que, para isso, se tivessem registado grandes alterações no meio ambiente onde viviam há tantos anos.

Podem colocar-se várias hipóteses:

- Extinção passiva dos Neandertais face à menor capacidade de utilização dos recursos em concorrência com o Homem Moderno;

- Mistura por força de cruzamentos mas, se ela aconteceu, não foi suficientemente forte para deixar vestígios nas populações actuais;

- Doenças provocadas por vírus trazidas pelos povos recém-chegados e para os quais os Neandertais não tinham defesas, à imagem do que tantas vezes sucedeu quando europeus contactaram com povos indígenas de outros continentes.

Nesta história do desaparecimento dos Neandertais há perguntas que continuam envoltas em mistério:

- Eles viveram cerca de 155.000 anos na europa em condições glaciais, na penúltima glaciação entre 250.000 e 180.00 anos e, já na actual, entre 115.000 e 30.000.

- Por que não resistiram eles ao agravamento do último máximo glaciar se já estavam a viver há tanto tempo em condições adversas de temperatura?

- E por que é que os Homens Modernos que não tinham essa longa adaptação resistiram?

Uma coisa, porém, é certa e está demonstrada nos estudos da genética:

- O antepassado comum a toda a diversidade populacional não africana viveu em África até há uns 70.000 anos, muito provavelmente onde hoje se localizam o Quénia, a Somália e a Etiópia.

Partidos desta zona de África estes caçadores nómadas percorreram o sul do continente asiático chegando à Austrália há 60.000 anos, enquanto que outros, mais tarde, cerca de 40.000 anos, se dirigiram para a Europa. Entre eles viria o primeiro Homo Sapiens Sapiens, conhecido como O Homem de Cro-Magnon, nome da localidade francesa onde os seus primeiros vestígios foram encontrados.

A dispersão do Homem Moderno por todo o mundo substituindo em todo o lado os Homens Arcaicos, caso do Neandertal na Europa, foi, sem dúvida, um dos maiores sucessos da Humanidade e mesmo da História da Vida.

Altos, 1,80 e 2 metros, bem parecidos, seriam irreconhecíveis se hoje os víssemos bem vestidos a descer o Chiado.

A caça era um objectivo comum mas, de acordo com a análise dos vestígios encontrados no seus locais de acampamento, a dieta alimentar era principalmente fornecida pelas mulheres e crianças na sua pesquisa diária pelas florestas e era constituída por tubérculos, frutos, raízes, ovos, pequenos animais, etc.

Eram pessoas robustas, saudáveis, com uma alimentação diversificada, dotadas de uma enorme competência artística comprovada pelas extraordinárias gravuras que nos deixaram nas paredes das grutas. As técnicas de pintura incluíam: perspectiva, falsa perspectiva, relevo, tradução do movimento que levariam mais tarde Picasso a dizer, contemplando-as: “…está ali tudo!” Possuíam, igualmente, a capacidade de pensar o futuro: o primeiro calendário encontrado é de há 32.000 a.c.

Eram engenhosos e inventivos. Inseridos num outro contexto social, nada, do ponto de vista neurológico, os teria impedido de serem capazes de irem à lua. Simplesmente, não havia um desafio que provocasse esse tipo de invenção.

Bem mais útil para as suas vidas foram os impulsionadores de lanças que inventaram e lhes permitiram lança-las com precisão por cima do ombro a distâncias muito superiores matando assim mais caça e arriscando-se menos.

O seu contemporâneo Neandertal continuava a caçar as suas presas com baionetas de madeira com grandes riscos para a sua integridade física.

Pesquisadores italianos analisaram o ADN de um esqueleto com 28.000 anos encontrado no sul de Itália, Paglicci, que carregava uma variante genética presente na grande maioria dos europeus de hoje.
Com o sedentarismo, por oposição ao nomadismo, e os números crescentes dos efectivos populacionais durante o Neolítico, as doenças fizeram a sua aparição em força. A sua propagação estava agora facilitada e o contacto com os animais domésticos trouxe novas doenças que passavam destes para os homens.

A gripe é provocada por um vírus que infecta aves e mamíferos e provoca pandemias massivas. A gripe espanhola, por exemplo, em 1918-1819, provocou entre 20 a 40 milhões de pessoas atingindo, especialmente, a faixa etária dos 20-40 anos.

Entre os homens de Cro-Magnon existia uma divisão do trabalho com base num cooperativismo primário. Partilhavam entre si os riscos da caça que era, compreensível e obrigatoriamente, distribuída por todos.

Os defuntos eram enterrados não só com utensílios mas também com objectos fúnebres ou seja, talhados apenas para este fim.

A arte rupestre estava ligada a crenças sobrenaturais de sobrevivência. Com as figuras que reproduziam nas paredes das cavernas pretendiam estabelecer uma espécie de ligação sobrenatural ao mundo dos animais que precisavam para a sua alimentação, que receavam ou admiravam.

Na semi-obscuridade da gruta, à luz ténue da pequena chama, o artista acariciava a parede onde se escondia o animal que ele iria fazer aparecer. Mais do que arte era pura magia, um momento de comunhão espiritual entre ele e o mundo da natureza que também era o seu.

Por exemplo, a figura do cavalo é reproduzida com uma frequência superior à que seria de esperar pela importância que tinha na dieta alimentar numa “confissão” implícita de que ele “gostava mais de os ver do que de os comer”.

Há 10.000 o “nosso avô” entrou em decadência. A temperatura aumentou e muitos dos animais do seu consumo básico como os mamutes e as renas ou desapareceram ou emigraram para norte e a escassez de recursos levou-os a graves conflitos. Muitos milhares morreram, outros espalharam-se por vários pontos da Europa e da Ásia dando lugar a comunidades que apareceriam na época seguinte, a do Neolítico.

Para trás tinha ficado um longo período de muitos milhares de anos de verdadeira liberdade e harmonia em que o nosso antepassado, numa comunhão inteligente com a natureza, atingiu a plenitude das suas faculdades físicas, intelectuais e artísticas…talvez o período mais feliz da sua/nossa existência.

Depois, integraria novas formas de vida em sociedade com todas as consequências que conhecemos porque já fazem parte da história que estudámos.

Do passado, ficou-nos o gosto pela caça e a pesca, pelos colares de flores e de conchinhas pendurados à volta do pescoço e dos fins-de-semana no campo, com a família, para combater o stress e respirar o ar livre que devia ser puro.

Site Meter