quinta-feira, maio 06, 2010


ENTREVISTAS
FICCIONADAS

COM JESUS


Entrevista Nº 7

Tema: Nascido em Belém?

Raquel – Atenção, estúdios!... A nossa unidade móvel já se encontra em Belém, dez quilómetros a sul de Jerusalém. Chegámos aqui com Jesus Cristo, o qual, como já informámos anteriormente, se apresentou inesperadamente no mundo, ainda que a sua presença pareça não chamar muito a atenção da imprensa. Às Emissoras Latinas, sim.

Bem-vindos novamente aos nossos microfones!



Jesus – Shalom, irmã, a paz contigo!

Raquel – Diga-me Jesus Cristo, como se sente no regresso a Belém, a sua terra natal?

Jesus – Por que dizes que é a minha terra natal?

Raquel – Bem, porque o senhor nasceu aqui em Belém há dois mil anos, não?

Jesus – Creio que te equivocas, Raquel. Eu não nasci aqui. Nem sequer conheço esta cidade.

Raquel – O senhor, não conhece Belém?

Jesus – Não, é a primeira vez que vejo estas colinas.

Raquel – Deve haver alguma confusão porque… todo o mundo sabe que o senhor nasceu aqui. Haja em vista os milhares de fiéis que fazem fila para entrarem na Basílica da Natividade, uma das Igrejas mais antigas do mundo ainda em uso, aqui, à nossa esquerda, construída no lugar onde sua mãe deu à luz o senhor…

Jesus – De onde tiraste essa história, Raquel?

Raquel – Como, de onde, Está escrito na sua biografia no Evangelho de Lucas. Todos os nossos ouvintes conhecem essa história.

Jesus – Com que então, Lucas… Já imagino de onde vem esse Lucas… Tu és jornalista por isso vais compreender bem.

Raquel – Sim, explica-me porque…

Jesus – Repara, Raquel, aqui em Belém, mil anos antes de eu nascer, nasceu David, o Rei mais amado pelo nosso povo. E esse Lucas, certamente para me fazer um favor, para me presentear como um rei, como um novo David, fez-me nascer aqui.

Raquel – E o Censo do Imperador César Augusto, e José e Maria que foram aqui recenseados, não foi assim?

Jesus – Bem, o que eu recordo, os Romanos fizeram mais o Censo para cobrarem mais impostos mas isso foi não sei quantos anos depois de eu ter nascido. Lucas, que seria muito imaginativo, deve ter conhecido essa história e a pôs no seu Evangelho.

Raquel – Então… o evangelista mentiu?

Jesus – Eu não diria assim. Lucas estava muito impaciente por pregar o reino de Deus e encontrou em Belém um lugar… como diríamos… poético… para me fazer nascer.

Raquel – E não teriam havido pressões sobre o evangelista Lucas nesse sentido?

Jesus – Talvez… mas o importante não é onde se nasce mas sim onde se trabalha e se luta…

Raquel – Em definitivo, onde nasceste?

Jesus – Em Nazareth. Onde havia de ser? Por isso todo o mundo me conhece como Jesus, o Nazareno.

Raquel – E os anjos… e a estrela… os reis Magos?

Jesus – Falemos disso depois, Raquel. Sabes, tenho curiosidade de entrar nessa Igreja e escutar o que o pregador vai dizer… espero que não venha a ser como Lucas e invente demasiado!

Raquel – Amigas e amigos enquanto Jesus Cristo entra na Basílica da Natividade a nós não nos ficam mais perguntas no ar. Se um evangelista inventa o nascimento de Jesus em Belém o que não terão inventado todos os outros.

De Belém, a repórter Raquel Perez.

Site Meter