quinta-feira, maio 13, 2010


ENTREVISTAS
FICCIONADAS


COM JESUS CRISTO


Entrevista Nº 13


Tema: Maria Virgem?



Raquel – Interrompemos a emissão por uns minutos mas estamos de novo com a nossa audiência e com Jesus Cristo, nosso entrevistado especial.

Jesus – Parece-me que queres continuar a perguntar-me sobre minha mãe…

Raquel – Sim, claro, o senhor me desculpará mas eu decomentei-me muito bem para esta entrevista. Na Bíblia encontrei a prova definitiva de que Maria foi mãe sem deixar de ser virgem.

Jesus – Ah, sim?... e onde a encontraste?

Raquel – No livro do profeta Isaías. Escuta: “É aqui que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Manuel”. Isaías 7, 14.

Jesus – Mas eu não me chamo Manuel. Chamo-me Jesus.

Raquel – O problema não é o nome do menino mas sim a virgem que o pariu.

Jesus – Pois, não sei, mas… parece-me que esse alforge leva uma moeda falsa…

Raquel – Como uma moeda falsa…

Jesus – Por que não perguntas a esse teu amigo que chamaste no outro dia?

Raquel – Não, a esse não, a uma amiga… Aqui tenho o telefone… deixa ver… Vou chamar Ivone Gebara, freira e teóloga brasileira… alô?

Ivone – Sim?

Raquel – Sou Raquel Perez das Emissoras Latinas. Estou a incomodá-la para uma consulta teológica. O profeta Isaías falou de uma virgem dando à luz. Verdadeiro ou falso?

Ivone – Bem, na realidade, o profeta não escreveu “virgem” mas “jovem rapariga” que foi traduzido erradamente para “virgem”.

Raquel – Os tradutores da Bíblia mudaram a palavra?

Ivone – Sim. Com as traduções isso, por vezes, pode acontecer.

Raquel – Mas Mateus, no seu evangelho retoma essa profecia…

Ivone – E marcos, que é mais antigo que Mateus, nem a menciona… e Paulo, em todas as suas cartas, nunca fala de virgens dando à luz. Não acreditas que um prodígio destes fosse esquecido, pois não?

Raquel – Então, não entendo nada…

Ivone – É muito fácil de entender. Na antiguidade, a muitos homens famosos, os seus seguidores, de forma a aumentar-lhes o prestígio tornando-os ainda mais famosos e poderosos, diziam que eram filhos de mulheres fecundadas por deuses. Foi assim com Buda, Confúcio, Zoroastro, fundadores de outras religiões. Seus seguidores diziam que eles tinham nascido de mulheres virgens. Assim os divinizavam.

Raquel – O mesmo fizeram a Jesus Cristo?

Ivone – Sim, o mesmo.

Raquel – Pois… muito obrigado por esta informação, Ivone Gebara.

Jesus – Ouviste o que te disseram, Raquel?... Uma moeda falsa.

Raquel – Mas, então… e o senhor nasceu como… como…

Jesus – Como tu nasceste, como nascemos todos, de um homem e de uma mulher. E que mal há nisso?

Raquel – De mal, nada, mas…

Jesus – Vou te contar uma coisa que se passou uma vez em Cafarnaum. Eu estava a falar anunciando o Reino de Deus e uma mulher do povo levantou a voz: “Bendito o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram”.

Raquel – Bonito piropo para sua mãe.

Jesus – Pois, mas eu encontrei um melhor. Disse-lhe: “Não bendito o ventre nem os peitos. Bendiz o espírito dessa mulher que ouviu a palavra de Deus e a conservou no seu coração”.

Raquel – Então…?

Jesus – Raquel, a palavra de Deus é uma semente que fecunda o espírito, não a carne. A palavra de deus fecundou o espírito de minha mãe e de quantas lutam pela justiça. Queres um milagre maior que este?

Raquel – O que eu quero é que a nossa audiência dê a sua opinião. Se Maria não foi virgem… como fica a nossa fé na virgem Maria?

De Nazareth para as Emissoras Latinas, Raquel Perez.

Site Meter