quarta-feira, maio 19, 2010


ENTREVISTAS
FICCIONADAS

COM JESUS CRISTO


Entrevista Nº 15

Tema – O SINAL DA ALIANÇA

Raquel – E. Latinas continua a sua ampla cobertura da surpreendente segunda visita de Jesus Cristo ao mundo. Neste momento os nossos microfones estão instalados no que foi a antiga sinagoga de Nazaré.

Jesus – Bom dia, Raquel.

Raquel – Como podem escutar, novamente na companhia de Jesus Cristo, que não está sendo reconhecido pelos peregrinos que visitam o lugar. Julgo que o senhor foi aqui baptizado quando criança.

Jesus – Como baptizado?

Raquel – Ai, desculpe o erro fruto de emoção… é que não me acostumo ao facto de que estou conversando com o senhor…

Jesus – Eu, baptizei-me, sim, mas já era crescido, no rio Jordão, quando o profeta João começou a pregar a justiça.

Raquel – Não queria dizer baptismo mas sim circun… circun…

Jesus – Circuncisão.

Raquel – O senhor também foi circuncisado?

Jesus – Claro, sou Judeu. E no povo judeu todos os filhos varões são circuncisados.

Raquel – Para os nossos ouvintes que não conhecem este antigo rito, poderia explicar em que consiste?

Jesus – Melhor do que eu, poderá explicá-lo este rabino que aí vem… Tu, esconde-te atrás de mim, Raquel… Ei, mestre, Shalom!

Rabino – Shalom, filho… que se te oferece? … Quem és?

Jesus – Vê lá, rabino, que esta jovem não é daqui e quer conhecer algo sobre a circuncisão…

Rabino – Qual jovem?

Raquel – Saudações, rabino, eu…

Rabino – Mulher pagã… e com as pernas descobertas… Ah…

Jesus – Dás-te conta, Raquel?

Raquel – Mas, por que é que ele se foi embora, me voltou a cara? Não entendo nada…

Jesus – Deixa-o, é um guia cego, como tantos do meu tempo. Tu querias saber sobre a circuncisão, não era?

Raquel – Sim, para informação dos nossos ouvintes…

Jesus – Escuta, os pais levam os recém nascidos à sinagoga. O rabino pega numa faca afiada e cobre o anelito de pele que cobre o membro do varão. O prepúcio.

Raquel – Desculpa, mas que significado tem esse ritual tão estranho?

Jesus – Moisés estabeleceu-o como o sinal de aliança entre Deus e o seu Povo.

Raquel – Imagino que seja doloroso para a criança.

Jesus – Choram um pouco mas passa depressa. Em adultos é que é mais doloroso.

Raquel – Em crescidos…

Jesus – O que dói é que o meu povo seja tão… tão homens, tão varões… como se diz agora?

Raquel – Machistas.

Jesus – Isso mesmo, tão machistas. Dás-te conta Raquel? Disseram que Deus estabeleceu a sua aliança somente connosco, os homens. E vocês, as mulheres?

Raquel – Bem, claro, as mulheres não têm…

Jesus – Não têm pénis.

Raquel – O senhor nunca falou da circuncisão.

Jesus – Não, nunca falei. Porque não gosto dessa lei. Como é possível que a aliança, o anel das bodas entre Deus e o seu povo seja a pele que cobre o pénis?

Raquel – Sim, na verdade, é o reflexo de uma religião muito masculina…

Jesus – No meu tempo, os homens rezavam todas as manhãs esta oração.

“Graças, Senhor, por ter nascido judeu e por não ter nascido mulher”.

De certeza que aquele rabino que há pouco te virou a cara ainda reza esta oração.

Raquel – E o senhor, alguma vez a rezou?

Jesus – Nunca, sentia-a como um insulto a Deus.

Raquel – Por quê?

Jesus – Porque… queres que te adiante algo, uma boa notícia?

Raquel – Claro que quero.

Jesus – Mas agora não a vais pôr no ar… dir-te-ei ao ouvido aquilo que mais tarde poderás divulgar ao público.

Raquel - De momento é confidencial. Nas próximas emissões compartilharemos com os ouvintes esta sensacional revelação. Raquel Perez, Emissoras Latinas.

Site Meter