quarta-feira, maio 26, 2010


ENTREVISTAS

FICCIONADAS

COM JESUS CRISTO


Entrevista Nº 18

Tema – Perdido no Templo?


Raquel – Percorremos as ruas de Nazareth na companhia de Jesus Cristo na sua segunda vinda à terra. Para a entrevista de hoje, a nossa audiência pediu-nos que procurássemos sobre os muitos anos da sua vida que permanece oculta…

Jesus – Mas eu nunca andei oculto em lugar algum… Galileia era uma região extensa, mas aqui todos me conheciam.

Raquel – Creio que os nossos ouvintes se referem aos seus anos ocultos na Índia…

Jesus – Na Índia?

Raquel – Sim, há aqueles que asseguram que o senhor, ainda em jovem, esteve em Cachemira e que ali se formou em Mestre das sabedorias orientais…

Jesus – Essa é que é muito boa!... Olha Raquel, eu só uma vez cheguei à fronteira norte, a Tiro e Sidon… em jovem, os meus passeios foram a Jerusalém, ao sul, para celebrar a Páscoa.

Raquel – Foi a sua primeira viajem aos 12 anos, quando se perdeu no Templo.

Jesus – Sim, dessa vez a curiosidade fez-me perder. É que para um jovenzito da Galileia como eu, ver Jerusalém pela primeira vez foi… como explicar-te? Uma cidade tão grande, tanta gente, tantas casas… e o Templo!

Raquel – O Templo de Jerusalém: uma das maravilhas do mundo antigo.

Jesus – Quando vi aquela maravilha escapei-me de meus pais, fui correndo para a esplanada e perdi-me entre a gente. Havia grupos de rapazes escutando uns anciãos que contavam histórias e eu juntei-me a um a ver o que aprendia… ainda me recordo.

Raquel – Eu também me recordo.

Jesus – Como te podes recordar tu, Raquel?

Raquel – Não está falando dessa história tão conhecida, onde o senhor sendo um jovem, discute de igual para igual com os doutores da lei…

Jesus – De igual para igual, não. Estive escutando, fiz algumas perguntas.

Raquel – Por causa dessa famosa história, muitos o consideravam um jovem prodígio, um génio, um predestinado.

Jesus – Nenhum predestinado, Raquel. O que eu tinha era curiosidade. Nessa idade, aos 12 anos, quer-se conhecer tudo.

Raquel – E nessa idade o senhor já sabia qual seria o seu destino e tinha consciência do que o esperava.

Jesus – Nesse dia o que me esperou foi uma tremenda reprimenda… naquele tumulto os meus pais levaram muito tempo a dar comigo. E quando me encontraram… foi até à Nazareth a ralharem comigo!

Raquel – Permita-me que insista, Jesus Cristo e lhe peça que não fuja à questão. Nessa idade o senhor sabia…

Jesus – Sabia o quê?

Raquel – A missão divina para que havia vindo ao mundo. O senhor era humano mas também tinha uma consciência divina. O senhor sabia.

Jesus – Eu sabia o que sabem os rapazes dessa idade.

Raquel – Mas já estava escrito nos livros sagrados tudo o que o senhor iria fazer. O senhor sabia.

Jesus – Tudo o que iria fazer…? Eu não sabia nada, Raquel, que haveria de saber?

Raquel – Mas na sua consciência…

Jesus – Escuta, Raquel. Deus nos entrega a cada um, um livro com todas as páginas em branco e nós é que lá vamos escrevendo, alguns com melhor letra, outras com letras retorcidas… Naquela primeira viajem a Jerusalém, eu ainda só havia chegado à página 12, as primeiras da história da minha vida. As outras estavam em branco.

Raquel – Satisfeita a nossa audiência? Parece-me que não. Suspeito que, por esta altura da nossa entrevista, tenhamos mais perguntas que respostas. Por isso lhe prometemos novas entre vistas com Jesus Cristo.

Emissoras Latinas, Raquel Perez na Nazareh

Site Meter