sexta-feira, maio 28, 2010


ENTREVISTAS FICCIONADAS


COM JESUS CRISTO


Entrevista Nº 19

Tema – Rezar o Terço?




Rezadora – Deus te salve, Maria, cheia graça, o senhor seja contigo…

Fiéis – Santa Maria, Mãe de deus, rogai por nós, pecadores…

Raquel – Continuamos na Nazareth, agora na Igreja ortodoxa da Anunciação. Um grupo de peregrinos católicos reza o terço em honra à mãe de Jesus. Estamos de novo com Jesus Cristo, cobrindo a sua segunda vinda à terra. Uma bonita devoção do rosário, não lhe parece?

Jesus – Fica-me uma dúvida, Raquel… Por que repetem e tornam a repetir sempre o mesmo?

Raquel – É assim o Terço. Minha avó ensinou-me que havia de rezar dez Ave-marias por cada mistério. E como há cinco mistérios são cinquenta Ave-marias. E como há três tipos de mistérios, 150 Ave-marias repetidas.

Jesus – E quem inventou essa ladainha?

Raquel – Julgo que foi sua mãe Maria que entregou o Rosário… não me recordo a que santo. O senhor não sabe isso?

Jesus – Ela?... que estranho…Por que não consultas um desses teus amigos que sabem tanto?

Raquel – Espere um momento, vou contactar alguém que certamente conhece estas histórias… Eduardo Del Rio, Rius?... Fala Raquel Perez, das Emissoras Latinas… Estou aqui em Nazaré com Jesus Cristo… Queríamos saber sobre o rosário e as suas origens…

Rius – Ui, para isso temos de recuar oitocentos anos, ao século XII, quando um frade espanhol, Domingos de Gusmão estava empenhado em converter os albigenses nascidos na cidade de Albi, no sul de França.

Raquel – E quem eram os albigenses?

Rius – Eram cristãos pacíficos e até místicos que questionavam a autoridade do Papa de Roma. Então, este frade disse que a mãe de Jesus tinha-lhe aparecido e lhe tinha dado um Rosário para converter os albigenses.

Jesus – Pergunta-lhe se os converteram…

Raquel – Jesus pergunta se eles se converteram.

Rius – Bem, não tiveram outra remédio… porque se não se convertessem queimavam-nos na fogueira.

Jesus – Como disse?

Rius – Depois, no Sec. XVI, o Papa Pio V ordenou que os soldados cristãos rezassem o Terço antes da batalha contra os turcos muçulmanos, inimigos de Roma. Em Lepanto chocaram os dois exércitos… foi uma carnificina. O Papa declarou que haviam vencido os muçulmanos graças à Virgem!

Jesus – Que coisa tão abominável!

Raquel – Ainda que, é compreensível que sua mãe se coloque ao lado dos exércitos cristãos…

Jesus – Mas, como podes dizer isso, Raquel. Não há exércitos cristãos. Os exércitos foram feitos para matar e a minha mãe nunca matou nem ajudou a matar ninguém.

Raquel – Muito obrigado pela informação, amigo Ruis. Em qualquer momento voltaremos a contactar-te… Suspeito, Jesus Cristo, que os nossos ouvintes estejam desconcertados porque em muitas aparições a sua mãe, Maria, pediu que rezassem o Terço. Ou não foi assim?

Jesus – Minha mãe era uma pessoa muito simples. Como podemos acreditar que ela pedisse que a saudassem repetindo 50 vezes a mesma oração?

Raquel – Mas há muitas pessoas simples, a minha avó por exemplo, que rezam o terço… assim encontram paz no seu coração, se aproximam de Deus.

Jesus – Bem, isso é como quem se senta à beira de um rio e a música da água a correr sossega-lhes o espírito. Porque nem a tua avó nem ninguém acredita que por repetir e repetir uma oração vão ser mais escutados por Deus. Porque ele sabe o que necessitamos antes de lhe pedirmos.

Raquel – Então, que orações devemos rezar? Mais ainda, servem as orações para alguma coisa?

Não percam a nossa sintonia. Da Nazareth a repórter Raquel Perez.



NOTA:

Segundo a história, a doutrina Cátara defendia uma vida simples fora da corrupção do mundo e criticava a Igreja de Roma pela sua opulência e poder.

O seu modo de vida rendeu-lhes a admiração do povo e o apoio dos nobres locais mas foram vistos como uma perigosa heresia pela Igreja Católica que lançou contra eles uma Cruzada, a “Cruzada Albigense” que teve início em 1209 e durou 35 anos sob as ordens do Papa Inocêncio III.

Os seus enviados estampavam a cruz nas túnicas e obtinham a absolvição de todos os pecados, remissão das penas e um lugar a salvo no céu. Como recompensa material o produto de todos os saques.

Na cruzada contra os albigenses a carnificina levada a cabo pelos cruzados não teve limites e o legado do Papa dizia:

- “Matem a todos. Deus, no outro mundo, reconhecerá os seus, isto é, Deus distinguirá entre o católico e o herege”.

Site Meter