segunda-feira, maio 31, 2010


ENTREVISTAS
FICCIONADAS
A JESUS CRISTO

Entrevista Nº 20

Tema – Ainda o Rosário - Mãe de Deus?



Ouvintes das Emissoras Latinas continuamos a falar com Jesus Cristo sobre uma devoção muito generalizada no mundo católico, o Rosário ou Terço. O senhor disse-nos que sua mãe não pediu a ninguém para o rezarem. Quem então pediu? Talvez o senhor mesmo quando andou por estas terras?

Jesus – Não porque essa oração tem algo que não me soa bem.

Raquel – Algo?

Jesus – Uma frase. Como é essa da Santa Maria…

Raquel – Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós…

Jesus – A santa está bem porque a minha mãe e todas as mães são santas, são benditas. Fazem o milagre da vida, o maior dos milagres. Mas o “de mãe de Deus…”

Raquel – Bem, mãe de Deus porque…

Jesus – Deus não tem mãe nem pai. Se os tivesse não seria Deus.

Raquel – Mas como o senhor é filho circunstancial de Deus Pai e Maria é sua mãe, então Maria é também mãe de seu pai, que é Deus… Isto é um dogma.

Jesus – Não, isso é um enredo, um emaranhado. Deus não tem princípio nem fim. Se tivesse uma mãe, seria mortal como qualquer filho de uma mulher… Quem inventou semelhante coisa?

Raquel – Ignoro-o, mas posso consultar… deixa ver… talvez a psicóloga britânica Anne Baring… ela sabe muito sobre sua mãe. Anne Baring?... eu estou a incomodá-la para que nos esclareça uma dúvida… De onde saiu a ideia de que Maria era mãe de Deus?

Anne – Foi no Concílio de Éfeso, no Séc. V. Foi uma manobra do Bispo de Cirilo. Este Bispo era uma pessoa arrogante que por fanatismo tinha mandado queimar a Biblioteca de Alexandria, e que estava em conflito com outro Bispo chamado Nestória.

Jesus – E que tem esse conflito de Bispos a ver com a minha mãe.

Raquel – Jesus pergunta o que tem isso a ver com a mãe dele.

Anne Nesse Concílio, Cirilo quis liquidar as ideias de Nestor sobre Maria e para isso propôs a “Theotokos”.

Raquel – A quê?

Anne – “Teotokos”é uma palavra grega cuja mensagem era que Maria era mãe de Deus. Como aos restantes Bispos lhes parecia uma heresia afirmar que Deus tinha uma mãe, Cirilo subornou-os com grandes somas de dinheiro e ganhou a votação. Digamos que a mãe de Deus foi um dogma bem pago.

Raquel – Obrigado, Anne… Fascinante… A nossa audiência deve estar aturdida… e o senhor, Jesus Cristo, o que pensa do que acaba de ouvir?

Jesus – Penso que para engrandecer a minha mãe não se deve diminuir Deus.

Raquel – Se a sua mãe estivesse agora connosco…

Jesus – Rir-se-ia da mesma forma que eu. Nem sequer Paulo, que tanto se enredava falando de mim e de Deus se atreveu a dizer coisa semelhante.

Raquel – Mas, então, quem é Maria?

Jesus – Maria é a minha mãe.

Raquel – E Deus?

Jesus – Deus é Deus, Raquel. Deus não tem mãe, e sabes por quê? Porque Deus é a mãe.

Raquel – Um momento, Jesus Cristo… tenho uma chamada em linha… sim? … Como é?… Por onde?... Obrigado pelo aviso… Jesus, temos que ir embora.

Jesus – Que se passa?

Raquel – Parece que um grupo de cristãos está indignado com as coisas que o senhor está dizendo e vem para cá… querem-no apedrejar… são fundamentalistas do Vaticano, fanáticos.

Jesus – Como os de Cirilo!... repete-se a história. Quando falei aqui na Nazareth, há 2000 anos passou-se o mesmo. É que nenhum profeta é bem recebido na sua terra… nem na sua Igreja. Vamo-nos!

Raquel – Aonde?

Jesus – A Cafarnaum. Quero voltar a ver o lago da Galileia… vamo-nos já.

Raquel – Pois sim. Para Emissoras Latinas, a repórter

Raquel Perez.




NOTA:


A destruição da biblioteca da Alexandria acarretou uma alteração de mentalidades: de tolerância muito semelhante à actual, regressou-se à Idade do Bronze em termos de conhecimento e moralidade, ficando mergulhada na Idade das Trevas nos mil anos seguintes.

Estima-se que a Biblioteca de Alexandria tenha armazenado mais de 400.000 rolos de papiros podendo ter chegado ao milhão. Pensa-se que tenha sido fundada no Séc. III A.C., durante o reinado de Ptolomeu com o objectivo de preservar e divulgar a cultura nacional. Continha livros que foram levados de Atenas e a ela estão ligados grandes sábios como o matemático Euclides mas a lista dos grandes pensadores que a ela ficaram ligados incluem muitos outros génios como Aristraco, astrónomo; Arquimedes, matemático; Calímaco, poeta: Galeno e Herótilo, médicos, Ptolomeu, astrónomo e geógrafo e Hipátia, matemática e filósofa que foi directora da Biblioteca e assassinada por cristãos, durante um motim, por ser pagã…

Em 1974 nasceu a ideia de construir uma nova Biblioteca de Alexandria sendo o projecto de uma firma de arquitectos noruegueses. A construção demorou sete anos e custou cerca de 200 milhões de euros tendo sido financiado pela UNESCO e o governo egípcio.

Site Meter