sexta-feira, maio 21, 2010


ENTREVISTAS
FICCIONAONADAS
COM JESUS CRISTO


Entrevista Nº 16



Tema – Salvador ou Salvado?



Raquel – Da sinagoga de Nazareth, transmite E. Latinas. Segundo os últimos censos temos conquistado os primeiros lugares de audiência pelas insólitas revelações que em cada dia nos trás o nosso entrevistado especial, Jesus Cristo.

E as entradas na nossa página Web bateram todos os recordes. Sem dúvida, uma grande maioria deles continua duvidando da identidade do senhor.

Jesus – E tu também, Raquel.

Raquel – Eu não, eu creio que o senhor é o senhor. Ainda que não negue que às vezes… mas prossigamos. O senhor já nos explicou que foi aqui circuncisado ao oitavo dia.

Jesus – Também aqui me puseram o meu nome.

Raquel – Jesus.

Jesus – Sim, Jesus. Mas na minha língua soa diferente. Yehoshuah, soa assim.

Raquel – Sei que Jesus e Yehoshuah significa salvador e que seus pais lhe puseram este nome porque conheciam a sua missão salvadora.

Jesus – Não sei. No meu tempo era um nome muito vulgar… vários amigos meus também se chamavam Jesus. É que assim se chamou Josué, o primeiro que chegou a estas terras.

Raquel – Temos uma chamada em linha… Sim, alô? De onde fala?

Gutierre – Sou Gutierre Tibon. Estou falando do México e sinto decepcioná-la senhorita.

Raquel – Por quê decepcionar-me?

Gutierre – Porque qualquer estudioso de etimologias sabe que Jesus significa Salvado e não Salvador.

Raquel – Salvado? Salvado por quem?

Gutierre – Salvado por Deus. Assim se traduz o nome de Jesus. Aproveito para lhe pedir para o saudar da minha parte.

Raquel – Com todo o gosto. Obrigado ao amigo mexicano. O senhor sabia que o seu nome significa salvado por Deus?

Jesus – Claro, no nosso povo sabíamos o significado dos nomes e dávamos muita importância aos nomes que cada um tem.

Raquel – Para o senhor não é salvado mas sim salvador. O salvador do mundo, ou não?

Jesus – Eu fui salvo por Deus da mesma forma que tu e que todos… Deus é o único que salva.

Raquel – Mas…

Jesus – Deixemos isso agora e sigamos os nomes. Sabes qual é o significado de teu, Raquel?

Raquel – Não, não sei.

Jesus – Ovelha.

Raquel – Ovelha?

Jesus – Ovelha de Deus.

Raquel – É bonito, eu gosto.

Jesus – E o nome de minha mãe Maria? Esse também é muito lindo. Uma vez disseram-me que significava amargura. Então eu pensei: devem estar equivocados porque todas as Marias que conheci eram alegres. Depois um rabino explicou-me que Maria significa mulher rebelde. Isso eu gosto mais… porque corresponde à minha mãe.

Raquel – No seu tempo recordavam os nomes dos antepassados, as geneologias…

Jesus – Sim, recordávamos os avós e os bisavós.

Raquel – E no seu caso ainda com mais razão, porque a sua linha de família era de grande realeza…

Jesus – Qual realeza?

Raquel – Eu li que o seu pai José estava aparentado nada menos com o rei David. O senhor tem sangue real.

Jesus – Esse é o mesmo jogo dos que disseram que eu nasci em Belém para me apresentarem como herdeiro do rei David… mas eu sou apenas um camponês da galileia.

Raquel – No entanto, há muitos livros que falam do Santo Grial.

Jesus – E que é esse grial?

Raquel – Santo Grial, Sangue Real. Por sua vez, em Jesus Cristo corre sangue real. O senhor é filho de reis.

Jesus – Eu sou filho de homem, sempre me chamei assim. Um no meio de tantos outros, apenas mais um…

Raquel – Um tal Jesus?

Jesus – Sim, esse. Porque neste mundo ninguém tem sangue real ou azul. Todos os sangues são iguais: vermelhos. E todos, irmãos e irmãs fomos salvos por Deus, o único Rei, o único Salvador.

Raquel – E aqui fica outra entrevista exclusiva com Jesus o Salvador, quero dizer, o Salvado. A repórter para os ouvintes, Ovelha Perez, quero dizer, Raquel Perez, Emissoras Latinas, Nazareth… ufa… que confusão…

Site Meter