quarta-feira, junho 02, 2010


ENTREVISTAS


FICCIONADAS


COM JESUS CRISTO

Entrevista Nº 21




Tema – Caminhando Sobre as Aguas…


Raquel – Emissoras Latinas nas margens do lago da Galileia com R. Perez enviada especial cobrindo a segunda vinda de J. Cristo Tal como nas anteriores ocasiões ele mesmo nos acompanha. Bons dias, Jesus Cristo.

J. Cristo – Muitos bons dias, direi eu…

Raquel – Por que está hoje tão bem disposto?

Jesus – Olha-me para este lago e diz-me se ele não é uma bênção do Altíssimo!

Raquel – Que pena os nossos ouvintes não poderem contemplá-lo… vejo que esta paisagem lhe trás muitas recordações.

Jesus – Foi aqui que comecei o movimento… Santiago, João, Pedro… todos eles bons pescadores.

Raquel – E o senhor?

Jesus – Não, eu tinha medo da água. Pela Nazareth não passa nem um riachito…

Raquel – Não diria tanto medo porque, se bem me recordo, foi neste lago que o senhor caminhou sobre as ondas e com a sua voz acalmou a tempestade.

Jesus – Mas que grande contadora de histórias tu me saíste, Raquel, se eu nem sequer sabia nadar!...

Raquel – Contadora de histórias?... Os nossos ouvintes conhecem muito bem essa história… queremos as suas opiniões… a nossa linha 144000 está aberta e digam-nos: caminhou ou não, J. Cristo, sobre as águas do lago da Galileia? Primeira chamada…

Homem – Claro que caminhou!... Assim está escrito na Palavra de Deus e a Palavra de Deus não mente!

Raquel – E como acredita o senhor que foi possível esse prodígio?

Homem – Porque para Deus nada é impossível. Aleluia!

Raquel – Temos outra chamada.

Mulher – Como tudo deve ter uma explicação, talvez fosse Inverno, o lago estava congelado e Jesus não caminhou mas patinou sobre as águas.

Jesus – Esta amiga não sabe o calor que faz na minha terra durante todo o ano…

Raquel – Fé cega ou racionalidade científica… temos uma terceira chamada… alô!

Hermeneuta (pessoa especializada na interpretação da Bíblia) – Nem uma coisa nem outra. A explicação é mais simples…

Raquel – Por que diz isso? Quem é o senhor?

Hermeneuta – Você é jornalista, eu sou hermeneuta. Diga-me, senhora, o que pensaria a sua audiência se eu agora lhe dissesse: “que formosa és, teus olhos são pombas e os teus cabelos um rebanho de cabras saltando sobre as colinas”

Raquel – A minha audiência pensaria que o senhor é um atrevido…

Hermeneuta – Correcto. A ninguém ocorreria pensar que você tem pássaros na cara nem cabras nos cabelos, não é verdade?

Raquel – Imagino que não. Mas onde quer chegar o senhor?

Hermeneuta – Quero chegar à Bíblia. No “Cantar dos Cantares” está escrito: “Teus olhos são pombas, teus cabelos um rebanho” e como é a palavra de Deus iríamos concluir que aquela noiva tinha animais na cabeça?

Raquel – Claro que não, é uma imagem, uma metáfora.

Hermeneuta – Pois o mesmo acontece com Jesus caminhando sobre as águas. É uma imagem, uma metáfora, uma imagem poética, uma comparação.

Raquel – Uma comparação com quê?

Hermeneuta – Não é incrível esse lago. Agora vemo-lo transparente, tranquilo mas, às vezes, formam-se grandes tempestades; não é verdade j. Cristo?

Jesus – Este amigo conhece bem a minha terra…

Hermeneuta – Pois bem, os conterrâneos de Jesus e mesmo Jesus, pensavam que durante as tempestades soltavam-se os demónios que viviam no fundo das águas.

Raquel – Continuo sem entender…

Hermeneuta – Não dizem que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois as primeiras comunidades admiravam tanto Jesus, queriam-lhe tanto, que o converteram num herói. E ocorreu-lhes essa imagem: puseram-no a caminhar sobre as águas, dominando as forças do mal escondidas nas profundidades. Como diriam hoje, converteram-no num Super-Homem.

Raquel – Então J. Cristo é mentira que o senhor caminhou…

Jesus – Não ouves o que te está explicando este senhor? É uma comparação, como as pombas e as cabras na noiva do “Cantar”.

Raquel – Obrigado amigo hermeneuta. E os senhores, caros ouvintes, estão preparados para encontrar outras metáforas nos Evangelhos?

Mais uma vez, as E. Latinas, Do lago da Galileia, Raquel Perez.

Site Meter