segunda-feira, agosto 30, 2010

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
AO TEMA:

“ANJOS e ARCANJOS”
(2)


Uma Crença Actual

Na actualidade a “Angeologia” ganhou cada vez mais terreno como expressão de revigoramento religioso em que confluem, misturam e potencializam todo o tipo de carências, antigas e novas. Na Internet podem encontrar-se milhares de “sítios” que promovem a crença nos anjos dando a este mito fundamento “científico”.

Explicam, por exemplo, como estabelecer comunicação com estes seres dizendo coisas como estas:

- “A sua fala é espiritual mas o som espiritual chega-nos pelos ouvidos. Quando nos falam, activa-se um centro energético que está no cocuruto da cabeça, também denominado “chácara da coroa” que tem uma relação física com a glândula pituitária. Quando os anjos nos falam é este centro que se activa e é um som espectacularmente claro. Não existe na terra nenhum aparelho de som que consiga semelhante nitidez e impressão na memória”. (Não há limites para as baboseiras desta gente!)


Uma Crença Baseada em Hierarquias

É muito significativo que tanto a crença tradicional nos anjos como a “Angeologia” pós moderna mantenham uma clara hierarquia entre os anjos, igual à que já existia nos tempos antigos e que é a base actual do poder em hierarquias do género, políticas, sociais, culturais e religiosas.

A classificação hierárquica dos anjos que mais tem influenciado o imaginário e a fantasia das gerações até aos dias de hoje foi elaborada por um autor desconhecido entre os séculos IV e V e que expôs a sua doutrina angeológica num livro “A Hierarquia Celeste”. Este teólogo dividiu os anjos em nove coros e três grupos: O superior, composto de serafins, querubins e tronos; o intermédio composto de denominações, virtudes e potentados; e o mais próximo dos seres humanos composto por principados, arcanjos e anjos.

O autor deu nomes aos sete arcanjos: Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Chamuel, Jofiel e Zadkiel, nomes todos masculinos e todos terminados em “el”, uma forma de se referirem a Deus sem pronunciarem o seu nome.

A Teologia católica aceita a hierarquia angélica em nove coros mas não chegou a fazer, neste particular, uma doutrina de fé. Sobre os sete nomes tradicionais só aceita os de Miguel, Gabriel e Rafael por serem os únicos que aparecem citados nos livros da Bíblia.

Na sua entrevista com Raquel, Jesus resume toda a doutrina oficial e toda a angeologia de ontem
e de hoje numa frase de sentido comum: “Os Anjos são Poesia”.

Site Meter