quinta-feira, outubro 21, 2010

DONA
FLOR

E SEUS
DOIS

MARIDOS


Episódio Nº 249



Ao fim da aula do turno matutino, quando tiravam a sorte para escolher quem levaria a compoteira de baba-de-moça para casa, dona Flor sentiu sua presença mesmo antes de vê-lo.

Até então não se acostumara com o facto de ser apenas ela a enxergá-lo e, ao dar com Vadinho junto à mesa, todo nu e exibido, estremeceu. Mas como as alunas não reagiram ao escândalo, recordou-se do seu privilégio: para os demais o seu marido era invisível. Ainda bem.

Continuavam as alunas a rir e a pilheriar como se entre elas não se encontrasse um homem nu em pêlo, a considerá-las e a medi-las com olho clínico, demorando-se nas mais bonitas, um abuso. Lá vinha ele perturbar outra vez as aulas, meter-se com as alunas, igual a antes. Por falar nisso, Vadinho lhe devia explicações, o acerto de contas em atraso, antigas: aquela pérfida Inês Vasques dos Santos, a lambisgóia.

Muito pachola, na maciota, num passo leve, quase passo de dança, ele rodeou três vezes a abundante Zulmira Simões Fagundes, crioula augusta, opíparos quadris, seios de bronze (ao menos pareciam) secretária particular do poderoso magnata senhor Pelancchi Moulas, muito particular, no dizer do povo.

Tendo-lhe aprovado as ancas com distinção e louvor, Vadinho quis tirar a limpo de uma vez por todas o enigma dos seios: seriam mesmo de bronze ou apenas de extraordinária rigidez? Para tanto elevou-se no ar e, pondo-se com os pés para cima e a cabeça para baixo, espiou pelo decote do vestido da princesa da nação nagô.

Emudeceu dona Flor, estarrecida, não o vira ainda a se evolar, tão à vontade no ar como em terra firme, mantendo-se ali da maneira que melhor lhe convinha: de pé ou estendido em horizontal, inclinado ou de cabeça para baixo – como naquele instante a enxerir os peitos da soberba.

Não era dado às alunas vê-lo, é certo, porém algo deviam sentir na atmosfera, pois estavam por demais nervosas, rindo e falando à toa, numa espécie de pressentimento. Dona Flor foi ficando braba, Vadinho ultrapassara todas as medidas. Ultrapassou-as realmente quando, não satisfeito com o espiar meteu decote abaixo para decidir em definitivo a matéria-prima daquelas criações divinas: eram de carne e sangue ou de milagre?

Ai – gemeu Zulmira, estão tocando em mim…

Dona Flor perdeu a cabeça ante tanta canalhice, explodiu num grito:

- Vadinho!

Quem? O quê? Como? O que é que tem? O que foi? As alunas tontas e excitadas cercaram a companheira e a professora – Que foi que disse, dona Flor? E você, Zulmira?

Zulmira explicou num suspiro dengoso:

- Senti uma coisa pegar e comprimir meu peito…

- Uma dor?

- Não… mais bem um agrado…

Recompunha-se com esforço dona Flor, Vadinho sumira no seu grito de aflição.

Site Meter