INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 70 SOB O TEMA:
“SOBRE A PEDRA DE PEDRO?”(3)
Romanização: As Cinco Grandes Directrizes
Segundo o teólogo e historiador da igreja Hans Kung, é durante o Papado de Inocêncio III que a romanização alcança o seu ponto culminante e se consolidam as cinco directrizes sobrepostas características do sistema romano e que perduram na igreja católica até hoje. Estas cinco directrizes são as seguintes: Centralização; Legalização; Politização; Militarização e Clericalização.
- Centralização: A igreja Papal absolutista declara-se a si mesma mãe enquanto que a igreja primitiva e a bizantina conceberam-se como irmandade, desprovidas de uma autoridade centralista sobre todas as igrejas;
- Legalização: A Igreja católica do ocidente desenvolveu uma lei própria, centrada totalmente no Papa, pontífice absoluto, legislador e juiz do Cristianismo, a que todos, incluindo o imperador, ficavam subordinados;
- Politização: A igreja romana reclamava o domínio do mundo. Através do Papado, a igreja do Ocidente apresentava-se como um corpo legislativo completamente independente que conseguia também, por vezes, um poder quase total, superior ao poder secular;
- Militarização: A igreja romana Ocidental era militante e chamava a “guerra santa”. A teoria agostiniana do uso legítimo da violência como método de expansão do cristianismo.
- Clericalização: A igreja cristã do Ocidente foi de homens celibatários. O clero celibatário ficou completamente separado do povo cristão, sobretudo pela sua situação não matrimonial. Os clérigos desfrutavam de uma posição social proeminente e distinta que, devido à sua “perfeição” e moral mais elevada, era em princípio, superior ao estado laico e ficava única e totalmente subordinada ao Papa de Roma.
À ENTREVISTA Nº 70 SOB O TEMA:
“SOBRE A PEDRA DE PEDRO?”(3)
Romanização: As Cinco Grandes Directrizes
Segundo o teólogo e historiador da igreja Hans Kung, é durante o Papado de Inocêncio III que a romanização alcança o seu ponto culminante e se consolidam as cinco directrizes sobrepostas características do sistema romano e que perduram na igreja católica até hoje. Estas cinco directrizes são as seguintes: Centralização; Legalização; Politização; Militarização e Clericalização.
- Centralização: A igreja Papal absolutista declara-se a si mesma mãe enquanto que a igreja primitiva e a bizantina conceberam-se como irmandade, desprovidas de uma autoridade centralista sobre todas as igrejas;
- Legalização: A Igreja católica do ocidente desenvolveu uma lei própria, centrada totalmente no Papa, pontífice absoluto, legislador e juiz do Cristianismo, a que todos, incluindo o imperador, ficavam subordinados;
- Politização: A igreja romana reclamava o domínio do mundo. Através do Papado, a igreja do Ocidente apresentava-se como um corpo legislativo completamente independente que conseguia também, por vezes, um poder quase total, superior ao poder secular;
- Militarização: A igreja romana Ocidental era militante e chamava a “guerra santa”. A teoria agostiniana do uso legítimo da violência como método de expansão do cristianismo.
- Clericalização: A igreja cristã do Ocidente foi de homens celibatários. O clero celibatário ficou completamente separado do povo cristão, sobretudo pela sua situação não matrimonial. Os clérigos desfrutavam de uma posição social proeminente e distinta que, devido à sua “perfeição” e moral mais elevada, era em princípio, superior ao estado laico e ficava única e totalmente subordinada ao Papa de Roma.
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