sexta-feira, janeiro 14, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 77 SOB O TEMA:
“ETICA UNIVERSAL” (5)


Mahomé - Fundador, no Séc. VII, do Islamismo

Mahomé foi o fundador de uma das três religiões monoteístas, juntamente com o Judaísmo e o Cristianismo, e a segunda religião em número de fiéis no mundo, 1.600 milhões.

Islamismo significa entrega livre à vontade de Deus e está baseada no Corão, “Livro Incriado” que Alá – nome de Deus no Islamismo – enviou a Mahomé, o Profeta que uniu o povo árabe, nas suas várias tribos, em torno da sua fé.

Durante séculos o Corão transmitiu-se oralmente, antes de ser fixado numa versão escrita e definitiva.

Ainda que o seu berço esteja no mundo árabe, estes só representam 1/5 parte dos seguidores de Mahomé em todo o mundo.

Em termos demográficos, a Indonésia, o Paquistão e a Índia são as três primeiras nações muçulmanas. Na actualidade, com as emigrações e conversões, o islamismo cresce no mundo ocidental. No entanto, o islamismo está profundamente ligado ao mundo árabe. Dos três grandes lugares de peregrinação – Meca e Medina – encontram-se em terras árabes e o terceiro em Jerusalém, no território dividido entre árabe e judeus.

A língua árabe, por ser o idioma da revelação divina, é a língua sagrada. Quando traduzido, o Corão perde o seu valor divino. Para os muçulmanos a palavra de Deus não se fez homem mas sim o Livro.

Nos templos muçulmanos, as Mesquitas, não há imagens. Eles adoram as palavras escritas do Corão escritas em grandes caracteres. Também há ornamentos que nunca podem representar a figura humana. Não há coros nem músicas, nem instrumentos, apenas a recitação solene dos textos do Corão.

Na Mesquita, qualquer muçulmano pode actuar como Imã dirigindo as rezas. Ouvindo, memorizando e recitando o Corão, desde que nasce até que morre, o muçulmano faz profissão de fé.

Site Meter