quinta-feira, fevereiro 10, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 81 SOB O TEMA:


“O PROJECTO DE JESUS” (2)

A Não Violência


Muitas das atitudes de Jesus, muitas das suas mensagens enquadram-se no que é actualmente conhecida como a ideologia da não-violência activa: - uma proposta para enfrentar, sem violência, mas enfrentando-os de verdade, os complexos conflitos do nosso mundo e do nosso meio ambiente para alcançar uma transformação social. Esta ideologia rejeita que a violência seja intrínseca aos seres humanos e aposta na capacidade humana de cooperar dedicando-se a investir esforços para educar as pessoas no desenvolvimento de hábitos de diálogo, negociação, cooperação.
A atitude da não-violência não é a passividade ou resignação, é uma atitude permanente de reflexão que leva à acção para enfrentar os desequilíbrios de poder que geram conflitos com outros métodos, confiando que os resultados sejam mais eficazes e duradouros.

A partir da ideologia da não-violência é construída outra percepção do inimigo. Aprende-se a distinguir entre a pessoa e o personagem que representa essa pessoa no conflito. Amar o inimigo é respeitar a sua dignidade, sem deixar de combater as suas ideias e acções. Amar o inimigo é reconhecer os seus direitos como pessoa, mas transgredir suas regras. Amar o inimigo é não usar os mesmos métodos, mas outros que permitam que ele deixe dês ser um inimigo, mudando, transformando-se.

Entre os métodos não-violentos temos: a desobediência civil, greves de fome, boicotes, manifestações públicas, marchas, denúncias organizadas e as mil e uma maneiras de não cooperação com aqueles que abusam do poder e se fazem inimigos de justiça e da equidade.

Um dos métodos da não-violência é a astúcia de "dar a outra face", esperando o momento certo para agir. Entre os grandes nomes contemporâneos mais emblemáticos da prática e da reflexão sobre a não-violência temos Mahatma Gandhi na Índia e Martin Luther King nos Estados Unidos.

Site Meter