quarta-feira, março 16, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 86 SOB O TEMA:

“A EUTANÁSIA” (1)

Uma Questão do Nosso Tempo



Jesus de Nazaré falou muito mais sobre a vida que a morte. Ele nunca falou de eutanásia ou algo semelhante, porque na sua época não viver muitos anos era natural e não havia conhecimentos científicos para prolongar a vida.

Embora a eutanásia ("bem morrer") seja um conceito antigo, a polémica sobre a eutanásia é uma questão do nosso tempo porque as pessoas vivem muitos mais anos tendo a medicina conseguido prolongar a vida de forma significativa no último século.


Gary S. Becker, Prémio Nobel de Economia em 1992, considera que aumentar os anos de vida das pessoas foi das maiores conquistas do século XX.


“Escrevi-o quando terminávamos o Séc. XX e entrávamos no Séc. XXI: Em 31 de Dezembro, na festa de passagem de ano em minha casa, perguntei aos meus convidados a opiniões deles sobre a conquista mais importante do século XX. Houve várias respostas: o crescimento da democracia, a invenção dos computadores... Eu disse-lhes o que pensava: o que mais beneficiou a generalidade das pessoas comuns no século XX foi a ampliação da expectativa de vida.


As melhorias na assistência à saúde a partir de 1900 até o final do século foram espectaculares. No mundo ocidental, a expectativa de vida aumentou de 45 anos no início do século a mais de 75 anos na véspera do século XXI.

Site Meter