quinta-feira, abril 14, 2011

INFORAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 89 SOB O TEMA:




“A BÍBLIA E A ECOLOGIA”. (7)


Natureza: Nossa Mãe ou Nossa Filha?


O conhecimento da ciência pode fazer-nos mais humanos. Nos últimos cinquenta anos os conhecimentos científicos foram tantos, tão rápidos e revolucionário que não podemos ignorá-los. O cientista da Pré-História, o catalão Eudald Carbonell, e apela desta maneira para a nossa responsabilidade:

“A possibilidade de nos tornarmos deuses é agora uma realidade. A substituição definitiva da selecção natural pela selecção técnica pode ser viável no decurso do terceiro milénio. O processo que nos afasta progressivamente da Mãe Natureza – convertendo-a em Filha – e leva à perda da sua tutela pode transformar-nos em órfãos ou em criadores, dependendo de nossa abordagem e da capacidade das pessoas de assumir a responsabilidade pelo nosso destino .

Não podemos esquecer: o acaso nos fez hominídeos e a lógica nos há-de fazer humanos. A selecção natural foi o que permitiu a evolução das espécies, criando diferenças genéticas. Selecção técnica é a competência que a técnica produz entre os diferentes hominídeos até que nós, os Homo Sapiens, ficámos sós no planeta com esse “poder”.

Hoje, ainda como indivíduos da mesma espécie não temos diferenças genéticas mas as diferenças técnicas na humanidade são abismais. Socializar a técnica, compartilhá-la, cooperar para que os seus benefícios cheguem a todos, será a única forma de nos humanizar e de sobreviver.

Site Meter