sábado, agosto 13, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À 9ª ENTREVISTA COM JESUS SOB O TEMA:


“OS IRMÂOS DE JESUS” (2)





Origens Pobres e Populares



Existem algumas tendências actuais, influenciadas por valores da cultura neo-liberal (rentabilidade, concorrência) e de religiosidade que se propõe funcional (prosperidade, sucesso), que tenta apresentar Jesus de Nazaré como um professor espiritual de uma indefinida "classe média" chegando a afirmar ideias tão inverosímeis como a de que os seus primeiros discípulos eram empresários do “negócio da pesca”.

Uma acumulação de dados históricos e culturais levam-nos a entender que Jesus era um camponês da Galileia, proveniente de um extracto social muito pobre, mas de enorme carisma, pregador itinerante, cujas palavras apaixonadas chamavam pobres, doentes, mulheres, as pessoas mais marginalizados do seu tempo.

Entre esses marginalizados estavam os discípulos e as discípulas de Jesus. Ser pescador, por exemplo, era então um trabalho de gente muito pobre para além de que os pescadores eram discriminadas porque, de acordo com a cultura daquela época, eram considerados impuros por manterem contacto com as forças do mal que se acreditava, habitavam o fundo do águas dos mares e lagos.

Site Meter