INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À 14ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:
Uma Antiga Tradição
No antigo Egito praticava-se a circuncisão e é possível que o povo de Israel tenha aprendido este ritual com os egípcios. Em muitos povos a circuncisão na adolescência é como um ritual de iniciação à vida sexual. Em Israel, é um ritual sagrado que se expressa na aliança de Deus com seu povo e um sinal de que os israelitas do sexo masculino se unem ao povo de Abraão.
De acordo com o livro de Gênesis, Deus ordenou a Abraão que se circuncisasse aos 99 anos para começar com ele a linhagem de Israel (Gênesis 17,1-27).
No tempo de Jesus, as crianças eram circuncisadas aos oito dias de idade e, em seguida, atribuía-se-lhe o nome. Assim o foram fazendo os judeus piedosos.
A prática da circuncisão foi motivo de disputa nas primeiras comunidades cristãs. Foi Paulo quem sugeriu deixar cair este ritual para trazer o cristianismo para os povos do Mediterrâneos que não o conheciam nem o aceitavam embora, nas igrejas do Egipto e da Etiópia continuasse a ser praticado. No Islão, que foi muito influenciado pelo judaísmo e cristianismo, os homens são circuncisados, embora o Alcorão não o exija.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home