sábado, novembro 26, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 27 SOBRE O TEMA:


“MALDITOS OS RICOS” (2)



Santiago também os Amaldiçoou



Santiago, irmão de Jesus e líder da igreja de Jerusalém após a morte de Jesus, seguindo a tradição de seu irmão, também falou duramente contra os ricos. Na sua carta, a "maldição", que lança contra eles começa assim: Vocês, os ricos, choram e gemem pelas desgraças que estão por vir. Porque suas riquezas se perderam e as vossas vestes estão roídas pelas traças ... (Tiago 5,1-6).

Os Padres da Igreja e os Ricos


O pensamento "social" dos primeiros Padres da Igreja continua a tradição dos profetas de Israel e de Jesus, e pode ser resumido na frase: aqueles que têm riquezas são apenas administradores dessa riqueza que deve ser distribuída pelos pobres para que o deixam de o ser .

Há muitos textos. Diz São Basílio: "Aquele que despoja um homem das suas vestes é um ladrão. Aquele que não veste o nu quando pode fazê-lo terá outro nome? O pão que guardas pertence ao faminto. Ao desnudo as vestes que escondes em teus cofres. Ao descalço os sapatos que apodrecem em tua casa. Ao miserável, a prata que escondes. ("Homilia contra a riqueza.")

Santo Ambrósio acredita que quando os ricos dão aos pobres, tudo o que faz é restituir: "Não és tu que distribuis aos pobres, apenas lhe devolves a parte que lhes pertence porque usurpas só para ti aquilo que é de todos e para uso de todos. A terra pertence a todos, não apenas aos ricos ("Homilia Nabote os pobres").


Santo Agostinho diz claramente que "o que é dado aos pobres é uma dívida que se paga em nome da justiça. A intenção original de Deus foi destinar tudo a todos.

E São João Crisóstomo diz: "Deus nunca fez alguns ricos e outros pobres. Deu a mesma terra para todos. Toda a terra é do Senhor e os frutos da terra devem ser partilhados por todos.

Site Meter