sexta-feira, janeiro 06, 2012

ENTREVISTA FICCIONADA



COM JESUS Nº 34 SOBRE O TEMA:



“O BAPTISMO DAS CRIANÇAS?"




RAQUEL - A nossa unidade móvel mudou-se agora para o sul, para a Judeia, até às margens do rio Jordão onde, há dois mil anos, João estava baptizando multidões. Escutam o rio? ... Ao nosso lado, Jesus Cristo. O senhor lembra-se desse dia tão especial, quando foi baptizado por João. Foi por aqui, certo?

JESUS - Sim, penso que sim. É que havia tantas pessoas ... Eu estou vendo João, vestido com uma pele de camelo, com água pela cintura... João Batista, grande profeta!

RAQUEL - No seu tempo, as pessoas eram baptizadas em adulto. Na nossa, no entanto, o baptismo é feito o mais cedo possível quando as crianças são ainda bebés.

JESUS - Baptizam as crianças?

RAQUEL - Sim, é claro. É o costume.

JESUS - Mas por quê? ... Como é que uma criança pode assumir uma nova vida se ainda não viveu nada? ...

RAQUEL - Eu não entendo por que dizes isso.

JESUS - O baptismo é para aprender a compartilhar. João gritava: quem tem duas túnicas deve dar uma a quem não tem. Para que serve o baptismo: para mudar de vida!

RAQUEL – Mas os seus seguidores dizem o contrário. Eles afirmam que o baptismo elimina o pecado original.

JESUS - Pecado original?

RAQUEL - Sim, o que cometeram Adão e Eva no paraíso. Deus proibiu-os de comer da árvore do bem e do mal mas a serpente tentou-os e eles comeram a maçã…

JESUS – Sim, essa história eu já a sei. Mas o que tem ela a ver com o baptismo?

RAQUEL - Isso é o que lhe perguntamos pois conhece a resposta melhor que ninguém, pois veio a este mundo para nos purificar desse pecado original.

JESUS – Vim purificar o quê?

RAQUEL – Do pecado original. O senhor não sabe que o pecado é herdado, passado de pai para filhos, para netos, bisnetos?...Assim nos ensinaram. Todas as pessoas nascem com essa culpa. Então, há que ser baptizado, para limpá-lo. E quanto mais cedo melhor.

JESUS – Explica-me o porquê.

RAQUEL - Porque as crianças não podem entrar no céu sujas, com a mancha de Adão e Eva.

JESUS – Que voltas dá a vida!... Olha, Raquel, também no meu tempo os padres diziam que as pessoas ficavam doentes por causa dos pecados cometidos pela sua família. Uma vez trouxeram-me um homem cego de nascimento e perguntaram-me: quem pecou, este homem ou seus pais?

RAQUEL - O que o senhor respondeu?

JESUS - Nem ele nem os pais. Porque a doença não é filha do pecado. Eles viam o pecado no doente. E agora tu estás a vê-lo nas crianças, que erro tão grande!

RAQUEL – Agora, sou eu que lhe pergunto o porquê.

JESUS - Porque nenhum pecado é herdado. Nenhum. Se os pais comeram uvas verdes, as crianças não têm que sofrer a desinteria.

RAQUEL - Não podemos evitar a questão. Se as crianças não nascem, como o senhor diz, em pecado, por que os baptizamos, então?

JESUS - Não sei. O que vos digo é que, com água ou sem água, serão os primeiros a entrar no reino de Deus.

RAQUEL - E os adultos?

JESUS - Os que estão dispostos a mudar suas vidas, a lutar pela justiça, que se baptizem. Receberão o Espírito de Deus, como eu recebi das mãos do profeta João.

RAQUEL - Nas margens do rio Jordão, Jesus confirmou que há dois mil anos atrás recebeu o baptismo e testemunhou-o hoje com estas declarações polémicas com as quais terminamos o nosso programa. Eu sou Raquel Pérez, enviada especial das Emissoras Latinas.

Site Meter