terça-feira, janeiro 03, 2012

INFORMAÇÔES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 33 SOBRE O TEMA:

“A BENÇÃO DE DEUS?” (3)


Parar de Sofrer

A "teologia da prosperidade" foi lançada em massa na América Latina pelas igrejas neo-pentecostais evangélicas. Activamente e com enormes recursos financeiros tem defendido a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), um grupo fundado em 1977 no Brasil por Edir Macedo Bezerra.

Depois de concluir neste país enormes de templos, a IURD espalhou-se em todos os países da América Latina e do mundo, sendo característica deste grupo a transformação de cinemas em templos religiosos. Em alguns países, a organização mudou seu nome chamando-se também "oração forte ao Espírito Santo", "Comunidade Cristã do Espírito Santo" ou "Arca Universal".

Várias associações destinadas a um público especializado integram também a IURD. Entre eles, A Igreja Sara Nossa Terra e do Evangelho Pleno de Associação, que capturam os fiéis entre as elites políticas e económicas e os Atletas de Cristo, que captura os atletas.

A IURD também é conhecida pelo nome de seus programas na rádio e televisão "Pare de Sofrer". A IURD declara-se cristã, evangélica e pente-costal, mas, praticamente todas as organizações evangélicas e pente-costais, a rejeitam. É essencial no seu "credo" o pagamento dos dízimos, a luta contra os demónios, a crença em milagres e o uso de objectos "sagrados" para entrar em contacto com a divindade.

Nos seus templos e programas de rádio e de televisão vendem todos os tipos de amuletos: pedras da tuesus, a milagrosa rosa de Jericó, a água benta do rio Jordão, sal abençoado pelo Espírito Santo, azeite de Israel… investigações realizadas a partir de vários países e a escuta atenta das mensagens deste grupo rapidamente levam à conclusão de que se trata de um grande negócio e de uma fraude cometida sobre pessoas incautas, necessitadas e desesperadas, levadas pelas suas crises financeiras e emocionais a expectativas ilusórias e a um fanatismo irreal e irracional.

Site Meter