segunda-feira, fevereiro 13, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


À ENTREVISTA Nº 38 SOBRE O TEMA:


“A CASTIDADE” (4)

Desentendidos com a Sexualidade

Todas as culturas têm tido, de uma forma ou de outra, o controle sobre a sexualidade, vista com admiração, como um mistério, mas também vista com medo, como uma actividade humana cheia de contradições.

O desentendimento e a inimizade cristã para com a sexualidade baseia-se em várias crenças. Uma delas, é que o espírito e a matéria são inimigos um do outro e que Deus é o espírito. Com base nessa crença, ensinou-se que o caminho espiritual é negar o corpo e o prazer sexual porque todo o prazer corporal é negativo ou, pelo menos, suspeito. Estas ideias levaram à lei do celibato, o voto de castidade e da ideia de que a sexualidade e reprodução devem sempre andar juntas.

Outra crença que alimenta a inimizade para com a sexualidade é que o corpo é temporário, um envelope, que se vai perder quando as pessoas morrem, só se mantendo imortal a alma. Nesta base, foi-nos ensinado que sacrificar o corpo, fazendo-o sofrer, era caminhar para a perfeição espiritual.

Outra ideia perniciosa é que Deus se fez carne em Jesus para sofrer no seu corpo e com esse sofrimento nos salvar. Assim, fomos ensinados e ainda o somos a imitar Jesus sofrendo e oferecendo-lhe o nosso sofrimento.

Site Meter