quarta-feira, março 07, 2012

GABRIELA

CRAVO
E
CANELA


Episódio Nº 41




- Depois vou pró bar…

A velha morrera há mais de seis meses, a filha quis-lhe contar a história da doença, Nacib não tinha tempo de ouvir. Um desânimo o invadia. Se pudesse ia era para a cama dormir.

Entrou pela Praça Seabra onde ficava o prédio da Intendência e a sede do Clube Progresso. Ia ruminando suas tristezas quando se lhe deparou o coronel Ramiro Bastos sentado num banco, tomando sol, bem em frente do palácio municipal.

Parou para cumprimentá-lo, o coronel fê-lo sentar-se ao seu lado.

Faz tempo que não lhe vejo, Nacib. E como vai o bar? Prosperando sempre? Assim desejo, pelo menos.

- Hoje me aconteceu uma, coronel… Minha cozinheira foi embora. Já corri Ilhéus inteiro, fui até ao Pontal e não se arranja quem saiba cozinhar…

- Fácil não é. Só mandando buscar fora ou nas roças…

- E com um jantar amanhã do russo Jacob…

- É verdade estou convidado, talvez vá.

O coronel sorria, contente do sol que brincava nos vidros das janelas da Intendência e lhe esquentava o corpo fatigado.

Do Dono da Terra Esquentando Sol

Nacib não conseguiu despedir-se, o coronel Ramiro Bastos não deixou. E quem iria discutir uma ordem do coronel mesmo quando ele a dava sorrindo como a solicitar:

- Muito cedo. Vamos conversar um pouco.

Nos dias de sol, invariavelmente às dez horas, apoiando-se numa bengala de castão de ouro, o passo vagaroso mas ainda firme, o coronel Ramiro Bastos atravessava a rua vindo de sua casa, entrava na Praça da Intendência, sentava-se num banco.

- A cobra já veio esquentar sol… - dizia o Capitão ao vê-lo da porta da Colectoria, em frente à Papelaria Modelo.

O coronel também o via, tirava o chapéu-panamá, balançando a cabeça de cabelos brancos. O Capitão respondia ao cumprimento, bem outro era o seu desejo.

Aquele era o mais lindo jardim da cidade. As más-línguas diziam ter a Intendência atenções especiais para com aquele logradouro devido à vizinhança da casa do coronel Ramiro. Mas a verdade é que na Praça Seabra elevavam-se também o edifício da Intendência, a sede do Progresso e o cinema Vitória, em cujo segundo andar residiam rapazes solteiros e funcionava, numa sala de frente, o Grémio Rui Barbosa.

Além de sobrados e casas das melhores da cidade. È natural que os poderes públicos cuidassem com especial carinho da Praça. Fora ela ajardinada durante um dos períodos do governo do coronel Ramiro.

Naquele dia o velho estava satisfeito, conversador. Finalmente o sol havia reaparecido, o coronel Ramiro o sentia nas costas curvadas, nas mãos ossudas, dentro do coração também. Aos oitenta e dois anos de idade, aquele sol da manhã era a sua diversão, seu luxo, sua melhor alegria.

Por ocasião das chuvas sentia-se infeliz, ficava na sala de visitas, na sua cadeira austríaca, atendendo gente, ouvindo pedidos, prometendo soluções. Desfilavam dezenas de pessoas diariamente
.


(Click na imagem)

Site Meter