sábado, março 10, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 41 SOBRE O TEMA:




"A QUEM CONFESSAMOS?" (2)



É na Comunidade onde nós nos Perdoamos



A prática da Igreja primitiva via a confissão individual e o perdão relacionados com a comunidade, enquanto a teologia medieval focava o perdão dos pecados através da mediação do sacerdote.


A prática da confissão individual (o penitente com o sacerdote, o segredo, e enumeração detalhada de todos os pecados) sempre foi questionada como uma prática intimidatória. Então, depois do Concílio Vaticano II, apareceram muitas comunidades cristãs católicas com novas formas de celebrar este sacramento, evitando publicitar os pecados mas mantendo o espírito de arrependimento e o padre absolvia a comunidade onde se reuniam, motivada por atitudes de humildade e reconhecimento dos erros cometidos. Estas manifestações penitenciais da comunidade representaram um avanço importante. No entanto, ainda era o sacerdote que "perdoava". A involução anti-conciliar organizado pelo Papa João Paulo II reforçou a prática da confissão individual.


As outras igrejas cristãs sempre foram mais abertas. Por exemplo, no "Livro de Oração Comum" da Igreja Episcopal, são oferecidas duas opções: a reconciliação da comunidade em adoração e confissão privada, que não é obrigatória e que é regida pela seguinte fórmula: Todos podem, alguns deverão, nenhum é necessário.


O irmão de Jesus, Tiago, em sua carta (5:16) diz: “Confessem mutuamente os seus pecados e rezem uns para os outros para serem absolvidos”. Alguns vêem nesta citação um convite à confissão "em comunidade" e portanto, perdoando em comunidade, não necessariamente através da mediação de um sacerdote como “perdoador” oficial. Na sua primeira carta, João fala em reconhecer e confessar os nossos pecados perante Deus e não perante o padre: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1,9).


O espírito da mensagem de Jesus nos diz para sermos perdoados, devemos ir a Deus, à comunidade, e especialmente àqueles a quem ofendemos. Nos perdoamos uns aos outros ao confessarmos reciprocamente os danos que provocámos. Em alguns casos, não são necessárias palavras, mas gestos, às vezes mais eloquentes do que as palavras. O que "perdoa" os pecados é o arrependimento e a mediação da comunidade. O que perdoa os pecados é a "conversão", a mudança de vida, a reparação dos danos causados.

Site Meter