quarta-feira, março 14, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES




À ENTREVISTA Nº 42 SOBRE O TEMA:



“CRIME OU PECADO? (2)


Zaqueu, um Delinquente Arrependido.

Jesus lembra Zaqueu, um homem que ele conheceu em Jericó (Lc 19:1-10). Zaqueu era colector de impostos naquela cidade onde passavam muitas caravanas. Com Nicodemos e José de Arimatéia, é um dos poucos ricos que sabemos que mudaram a sua vida quando conheceram Jesus e ouviram a sua mensagem.


Os impostos que cobravam os “publicanos” (cobradores de impostos), como Zaqueu, iam para os cofres romanos. Os cargos de cobradores de impostos eram leiloadas pelas autoridades romanas e atribuídos às melhores ofertas. Os “publicanos” tinham então que pagar a Roma pelo aluguer e outras despesas. Eles teriam pouco lucro se fossem honestos na cobrança.


Por isso, aumentavam arbitrariamente as taxas embolsando a diferença. Esta sucessão de fraudes e a cumplicidade com o poder romano fazia-os desprezados e odiados pelo povo. Para se arrepender de seus crimes, Zaqueu, percebeu que não era suficiente dizer que tinha fé e que não iria voltar ao roubo. Foi severo com ele próprio e aplicou o direito romano: a restituição aos roubados de quatro vezes a importância roubada, o que era muito mais do que previa a lei judaica, menos exigente.

Site Meter