terça-feira, maio 29, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 110

CANTIGA PARA MALVINA

Dorme, menina dormida
Teu lindo sonho a sonhar.
No teu leito adormecida
Partirás a navegar.

Estou presa em meu jardim
Com flores acorrentada.
Acudam! Vão me afogar
Acudam! Vão me matar
Acudam! Vão me casar
numa casa me enterrar
na cozinha a cozinhar
na arrumação a arrumar
no piano a dedilhar
na missa a me confessar.
Acudam! Vão me casar
Na cama me engravidar.

No teu leito adormecida
Partirás a navegar.

Meu marido, meu senhor
Na minha vida a mandar,
A mandar na minha roupa
No meu perfume a mandar.
A mandar no meu desejo
No meu dormir a mandar.
A mandar nesse meu corpo
Nessa minha alma a mandar
Direito meu a chorar.
Direito dele a matar.

No teu leito adormecida
partirás a navegar.

Acudam! Me levem embora
Quero marido para amar
Não quero para respeitar
Quem seja ele – que importa?
Moço pobre ou moço rico
Bonito, feio, mulato
Me levem embora.

No teu leito adormecida
Partirás a navegar.

A navegar partirei
acompanhada ou sòzinha.
Abençoada ou maldita
a navegar partirei.
Partirei para me casar
a navegar partirei.
Partirei para me entregar
a navegar partirei.
Partirei pra trabalhar
a navegar partirei
Partirei pra me encontrar
para jamais  partirei.

Dorme menina dormida
teu lindo sonho a sonhar.


Gabriela com Flor

As flores desabrochavam nas praças de Ihéus, canteiros de rosas, crisântemos, dálias, margarinas, malmequeres. As pétalas «onze horas» abriam-se por entre a relva, pontuais como o relógio da Intendência, salpicando de vermelho o verde da grama.

Para as bandas do Malhado, em meio ao mato, nos bosques húmidos do Unhão e da Conquista, explodiam fantásticas orquídeas. Mas o perfume a elevar-se da cidade, a dominá-la, não vinha dos jardins, dos bosques, das tratadas flores, das orquídeas silvestres.

Chegava dos armazéns de ensacamento, do cais e das casas exportadoras, era o perfume das amêndoas de cacau seco, tão forte que entontecia os forasteiros, tão habitual que ninguém mais o sentia. Espalhando-se sobre a cidade, o rio e o mar.

(Click na imagem de Malvina - «Presa em seu jardim com flores acorrentada»)

Site Meter