quarta-feira, junho 06, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 À ENTREVISTA Nº 52 SOBRE O TEMA: 
“AS PROSTITUTAS PRIMEIRO?”(3)

Não é escravatura?

A Jornalista cubana Rosa Miriam Elizalde estudou a realidade da prostituição em Cuba.  No seu brilhante livro "Crime ou castigo?" Julho de 2007, fornece importantes reflexões sobre a realidade da prostituição feminina em qualquer lugar do mundo.  Nós compartilhamos muitas de suas ideias e pensamentos sobre o drama da prostituição.

Elizalde diz:

-  "Meu corpo não sou eu”, escreveu uma prostituta de 24 anos, separando o seu "ser" da sua "alma" para defender-se, em primeiro lugar, da sua consciência crítica.  Após ter entrevistado várias prostitutas e proxenetas, até agora ninguém tinha me dito, de forma tão gráfica, o drama humano de quem se vende e se sujeita a uma dupla existência, a uma esquizofrenia, que, na prática, consiste em dividir o corpo em dois.  Ninguém, como uma escrava sexual, vive com maior violência o drama do despojo do seu eu mais íntimo.
“É possível», me dizia um amigo «vender sua alma e manter o corpo intacto.  Mas é impossível vender o corpo sem prejudicar a alma. É uma posição mais desvantajosa do que a de alguém que está sujeita à forma mais usual: a que aliena a força do trabalhado, mas não a intimidade.”
Compreender a prostituição como uma forma de escravatura, conduz, necessariamente, a reconhecer que esta prática não é uma tragédia isolada.  Todos os actos de violência sexual – qualquer que eles sejam – estão intimamente entrelaçadas com as estruturas económicas de dominação, que visam tornar invisível ou obscura a prática sexual e que difundem e entrecruzam à difusão e cruzar como o prejuízo segundo a moral.  Marginalizadas, humilhadas, desamparados e esquecidas, as prostitutas configuram um dos grupos mais trágicos da vida moderna.  Qualquer que seja a lei e a atitude das autoridades, a prostituição, na generalidade das sociedades, é uma actividade considerada socialmente desvalorizada e um mundo à parte no curso normal da nação.



Site Meter