quinta-feira, junho 14, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 SOBRE A ENTREVISTA Nº 53 SOBRE O TEMA:
 “ABORTO?” (2)



O que Jesus disse sobre o aborto
Jesus não ensinou nada sobre o aborto.  Nem sequer o mencionou.  É significativo que Jesus, que tão fortemente denunciou aqueles que “atropelavam” a vida humana, que desprezavam as mulheres e os doentes e os excluíam, condenavam e marginalizavam, que defendeu as crianças, leprosos, aleijados e os que estavam em risco de vida, nunca tivesse falado do aborto.

Usando como pretexto alguns textos fora do contexto

Ainda que nada, na abundante documentação dos livros do Antigo Testamento ou em qualquer mensagem dos profetas ou qualquer palavra de Jesus, ou nas cartas dos apóstolos às primeiras comunidades, se refere à interrupção da gravidez ou sancione essa prática, o catecismo católico e grupos que se opôem à interrupção de gravidez dizendo que é um pecado grave, usam textos bíblicos cujo sentido tiraram do contexto e interpretaram literalmente de forma grosseira.
Alguns dos textos bíblicos que mencionam são: Isaías 49.1, Salmo 139,13-15, Jeremias 1,4-5. Estes três textos e um semelhante sobre o destino dos grandes homens de Israel, o rei David, Isaías e Jeremias, profetas "antes do nascimento", "desde o ventre" e "das entranhas" de suas mães já o eram desde esses momentos da concepção.

 Os grupos contra o aborto deduzem destas expressões simbólicas e metafóricas um princípio “científico” de que a vida humana começa na "concepção", no momento em que se fundem o óvulo e o espermatozóide.  Deduzem que Jeremias já era Jeremias no útero da sua mãe e que  Isaías, era Isaías no momento da fecundação.  Além disso, também tiraram do contexto, igualmente simbólico, de Isaías 66.9 que se refere  ao nascimento de todas as pessoas de Israel.

Site Meter