sexta-feira, julho 06, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 À ENTREVISTA Nº 55 SOBRE O TEMA: 
“JESUS FEMINISTA” (3)



Melania, uma mulher super-marginalizada

Jesus recorda seu encontro com uma mulher doente, a quem chama de Melania. Os três Evangelhos sinópticos relatam o caso de uma mulher "hemorroísa" (Mateus 9,18-26), certamente por estar sofrendo de menorragia: menstruação irregular causando um fluxo contínuo de sangue. Além do desconforto e debilitação que causaria, que fazia a sua permanente condição de "impura" já que durante os dias do período todas  as  mulheres eram consideradas assim.

O livro do Levítico (Lv 15,19-30) está cheio de proibições em relação às mulheres menstruadas: impura durante sete dias, tudo o que ela toca fica imundo.  Por isso, Melania foi um caso extremo de marginalização: porque era mulher, doente, imunda, estéril e sozinha.

Interagir com uma mulher menstruada – por isso impura e, ser impura significava estar cheia de forças negativas que afastavam de Deus -  era muito mais um tabu na cultura patriarcal e machista do mundo antigo e não só na cultura em que Jesus nasceu. Daqui, a importância do gesto de Jesus com Melania, deitando assim por terra uma ideia e uma prática enraizada, apagando as fronteiras entre o puro e o impuro.

Site Meter