quarta-feira, agosto 15, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA
 COM JESUS Nº 58 SOBRE O TEMA: 
“ANJOS E ARCANJOS”



RAQUEL -  Emissoras Latinas continuam com seus microfones em Nazaré cobrindo a segunda vinda de Jesus Cristo, que nos acaba de dar uma entrevista sobre o mundo mais além, sobre o céu. Mas, um céu com anjos ou sem anjos? Vamos esclarecer esse ponto.

JESUS -  Raquel, quando estivemos em Belém expliquei-te que os anjos não existem, que são poesia, nomes diferentes para Deus.

RAQUEL -  Mas as pessoas insistem: como não existem se a Bíblia está cheia deles. Estão na primeira página, com uma espada de fogo fechando as portas do paraíso. E até nas últimas páginas, tocando as trombetas do apocalipse.

JESUS - Claro, porque a Bíblia está cheia de mensagens. E o meu povo imaginou mensageiros para levar essas mensagens, os anjos. Vê, os meus conterrâneos tinham um grande respeito a Deus. Até exagerado. Não pronunciavam seu nome, lavavam as mãos antes de escrevê-lo. E para não nomear a Deus, usavam nomes de anjos.

RAQUEL - Mas, existem ou não? Desde menina me disseram que eu tinha um anjo da guarda sempre junto a mim…

JESUS -  E de que te guardava esse anjo?

RAQUEL -  Dos acidentes, dos perigos. Uma vez salvou-me de um bonde que quase me esmagava.

JESUS -  E então, o que aconteceu com todas as crianças que morreram em acidentes? Será que seus anjos estavam dormindo e não cuidaram delas?

RAQUEL -  Temos uma ligação… Alô, sim?... Uma ouvinte quer participar. Disse que é uma angeóloga.

JESUS -    Uma… quê?

RAQUEL - Angeóloga. Perita em anjos.

ANGELÓLOGA -  Quero expressar meu protesto mais enérgico em nome dos arcanjos Miguel, Rafael, Gabriel e Uriel. E dos nove coros de serafins e querubins que os acompanham. Eles não podem falar por rádio. E como são seres de luz, transparentes, esse impostor que se faz passar por Jesus Cristo não pode vê-los e nega sua existência. Vade retro!

JESUS - Afinal, o que disse ela, Raquel?

RAQUEL -  Creio que o insultou. Temos outra ligação. Como vê, Jesus Cristo, os anjos estão na moda… Alô?

SERAFÍN A -   Aqui, de Caracas, Serafim do Monte, e embora tenha nome de anjo, não acredito neles. Repare nos nomes que essa senhora disse. Miguel significa “Quem como Deus”. Rafael, “Deus cura”. Gabriel, “Força divina”. Esse “el” no final de cada nome de anjo não é mais que uma forma de nomear a Deus. O que Jesus Cristo disse, os anjos são apelidos de Deus. Poesia!

RAQUEL - Obrigada, Serafim do Monte. Então, Jesus Cristo, o senhor não viu nenhum anjo, nem no deserto quando jejuava, nem na horta das oliveiras quando rezava?

JESUS -  Não, não vi nenhum. No deserto, os anjos foram uns cameleiros que me guiaram e me deram água. Mas na horta, naquela noite, ninguém veio me ajudar.

RAQUEL -  Então, se na realidade os anjos não existem, por que tanta gente crê neles?

JESUS -  Porque pensamos que Deus está lá em cima. E colocamos anjos no meio, entre nós e esse céu onde vive um Deus afastado. Quando nos dermos conta que Deus está connosco e que sua mensagem está perto, não precisaremos mais de mensageiros.

RAQUEL -  Esclarecido o tema dos anjos, ouvintes de Emissoras Latinas? Ou ainda existem algumas penas, digo, algumas dúvidas?

Site Meter