quarta-feira, janeiro 16, 2013

IMAGEM

CHAFARIZ DEL' REI (Fotografia de 1907). Crê-se que a sua origem remonta a tempos muçulmanos sendo, certamente, um dos chafarizes mais antigos da cidade. Situado na zona ribeirinha de Alfama, na cidade de Lisboa, conhecida pela qualidade e abundância das suas águas, desempenhou durante séculos um papel central no fornecimento de agua a Lisboa. No Reinado de D. Afonso II era chamado Chafariz de São João dos Canos e é a partir do reinada de D. Dinis que passa a ser designado por Chafariz de El-Rei. Em 1551 devido à grande afluência de pessoas, foi necessário regulamentar o acesso à agua. Estipulou-se, então, que cada uma das suas seis bicas servia um só grupo social: negros forros; moiros das galés; moças brancas; homens brancos; índias, pretas, escravos e lacaios. O traçado actual resultou de obras efectuadas no Séc. XIX.
Situado à beira da linha do eléctrico, entre o campo das Cebolas e o Museu do Fado, é-me familiar porque durante os meus primeiros dez, onze anos de vida, sempre que vinha de minha casa, no Poço do Bispo para o centro da cidade, de carro ou de eléctrico, passava à sua beira.

Esta fotografia que regista o movimento do chafariz nos primeiros anos do século passado é uma autêntica relíquia do passado.

Site Meter