sábado, fevereiro 16, 2013


João XXIII
DUAS SURPRESAS



Bento XVI
Hannah Arendt, filósofa política alemã de origem judaica, falecida nos E.U. em 1975 e uma das pessoas mais influentes do seu tempo, prestou uma arguta homenagem a um dos mais extraordinários Papas da história da Igreja Católica, João XXIII (ver Homens em Tempos Difíceis, Relógio d’Água, 1991).

A surpresa de Giuseppe Roncalli reside no inesperado da sua eleição. Ele não fazia parte, nem remotamente, do grupo de cardeais, que se esperava poderem ser eleitos.

Hannah Arendt coloca na boca de uma criada romana a pergunta que subjaz à maior reforma da Igreja em mais de mil anos:

 «Minha senhora, este Papa era um verdadeiro cristão».

“Mas, como foi isso possível? Como pôde um verdadeiro cristão sentar-se no trono de S. Pedro? Pois não teve ele primeiro de ser nomeado bispo, arcebispo e cardeal para, finalmente, ser eleito Papa? Ninguém se terá apercebido de quem ele era?”

Para Arentd, a força de João XXIII residia na pureza elementar da sua fé, e na unidade desta com um infalível juízo moral. Não se enganava nunca na distinção entre o bem e o mal. Poucos se poderão orgulhar de, no leito de morte, afirmarem:

“Todos os dias são bons para nascer, todos os dias são bons para morrer”.

Ao contrário de monsenhor Roncalli, o cardeal Ratzinger surpreende na sua saída e não pela sua eleição. Há muito que ele se encontrava na lista de sucessão de João Paulo II, um soldado do aparelho mais íntimo da Igreja. Uma mistura complexa de professor, inquisidor e burocrata.

Surpreendeu por ser o primeiro Papa a renunciar desde 1415. Estamos apenas no início de perceber a vastidão de consequências, não só para a Igreja, do gesto de um Papa que reconhece publicamente os limites da condição humana.

Numa era de barbárie crescente, de super-homens e outros aprendizes de feiticeiro, um acto que assume a grandeza da fragilidade só pode ser visto como um bem público.

Para já, na hora da despedida, o desabafo sentido:

- «Os javalis entraram na vinha do Senhor»

Viriato Soromenho Marques
(Prof. Universitário)

Site Meter