segunda-feira, março 11, 2013

Baiana

O PAÍS
DO
CARNAVAL

Episódio 43


Quando Maria de Lourdes leu a crónica de Paulo ficou encostada à mesa, olhos a fitarem o jornal, lágrimas caindo.

 - Vou contar-lhe tudo. É o jeito. Sei que ele não me perdoará, mas conto tudo. É preciso.

Logo depois, desanimava. Ele era tão ciumento… Bastava que ela olhasse qualquer outro homem, mesmo sem interesse nenhum, para que ele se pusesse a reclamar. E ela o amava tanto, meu Deus! Se ele não a perdoasse (ele tinha tanto ciúme do passado!) ela morreria de dor. Não resistiria.

 - Em que pensa Lourdinha?

- Oh, Jardelina! É você?

Uma irmã (nunca se lembrara dela antes do seu noivado com Paulo Rigger que era, afinal, um rapaz rico. Visitava-a agora constantemente) de Lourdinha, que se formava esse ano, em professora. Gabou os livros de Maria de Lourdes, as revistas.

Jardelina se admirava de Paulo Rigger não ter querido que Maria de Lourdes se mudasse daquele sótão infecto.

 - Ele quis. Queria que nós fossemos para uma casa. Dindinha é que é cheia de escrúpulos e não quis…

 - Naturalmente. O que não haveriam de dizer? Quando ele se casar, então, sim. Por ora quem sustenta a casa sou eu. Ele aliás reconhece que eu tenho razão.

 - E quando é esse casamento?

 - Por estes dois meses. Paulo quer casar de repente, sem cerimónia, sem avisar ninguém…

 - Que homem excêntrico? E depois, onde vão passar a lua-de-mel?

 - Também não sabemos. Talvez Paris, talvez roça…

 - Com licença.

Paulo Rigger beijou a mão de Lourdinha, de D. Pombinha e cumprimentou Jardelina.

 - Como vai, Dr. Paulo?

 - Bem. E a senhora?

Paulo não tolerava a irmã de Maria de Lourdes. Achava que ela tinha cara de intrigante. Um nariz de papagaio. Pessoa que tem nariz de papagaio não presta, explicava à noiva.

 - Falávamos a respeito do casamento. Quando é?

 - Qualquer dia destes. A senhora saberá no dia em que nos casarmos.

 - E não me convida para a cerimónia?

 - Não, mesmo porque não há festa. Logo depois de casados pelo juiz embarcaremos.

 - Que homem, meu Deus! E aonde vão, depois?

 - Aos Estados Unidos, dar um passeio… Eu não conheço os Estados Unidos. Aproveito.

- Eu prefiro a Europa – intrigou Jardelina. – E você Lourdinha?

 - Eu? O que o Paulo quiser.

Olharam-se. Nos olhos dela uma grande tristeza. Nos dele uma grande alegria…

Tão longe a Felicidade… Tão perto a Felicidade

Site Meter