segunda-feira, abril 22, 2013

Lendas do Brasil

O PAÍS
DO
CARNAVAL

Episódio Nº 79

 - Você é tomista? Você sempre disse…

 - Não. Eu cheguei ao pólo oposto. Sou materialista…

 - E a sua necessidade de crer?

 - Em vez de crer em Deus, creio na humanidade. Quero a sua felicidade…

 - Você é…

 - …comunista…

 - Não diga…

 - Verdade.

 - Mas o comunismo tem inúmeros defeitos, José.

 - José Lopes tomou um ar sério de defensor e dispôs-se a replicar. Paulo Rigger gargalhou.

 - Você está se divertindo às minhas custas…

 - Sou incapaz disso.

 - Então você está amando toda a Humanidade?

 - Como Cristo o fez… Buda também… E, quanto aos defeitos, o comunismo os possui. Mas as virtudes são em maior número…

 - Mas você se igualará a todos os imbecis…

 - E a família?

 - Eu não a tenho, você bem sabe.

 - Continuou:

 - E demais é preciso acabar com os preconceitos do povo. Derrubar igrejas, derrubar ídolos, cortar cabeças. E o governo das elites?

 - Elites de marinheiros…

 - As de hoje representam as elites dos analfabetos e dos cretinos…

 - E você acredita na humanidade? Nos seus sentimentos bons?

 - Oh, não! Acredito nos sentimentos. Não no que se chama vulgarmente nos sentimentos bons. Vamos elevar os maus. Cultivá-los.

 - E o movimento espiritualista?...

 - Simples reacção…

 - Eu sinto cada vez mais a necessidade de crer…

 - O que não quer dizer que você sinta a necessidade de crer num ser superior. Creia nos homens, nas coisas materiais. Lembre-se que já pensei como você…

 - Quer me converter? Eu não dou para comunista. Gosto de me vestir bem.

 - E você é rico. Não tento a sua conversão. Você é um grande burguês. Deve nos combater…

 - Eu, não. Que o mundo role. Eu cheguei à suprema infelicidade… Sou bem a representação da minha geração. A geração que sofre. Que assiste aos últimos suspiros da democracia e aos primeiros vagidos do comunismo.

Site Meter