sábado, junho 15, 2013

António Balduíno era perito na arte da capoeira...
JUBIABÁ

Episódio Nº 43


 - Vou mandar o Gordo lá…

O Sem Dentes se afrontou:

- Mandar outro? Pra quê? A gente deve é ir logo rebentando a cara deles… Dá uma lição… Eles vem tirar nossos pão e você ainda quer fazer paz…Nem devia ter mandado o Belo… A gente passou vergonha… Vamos logo lá…

 - Os outros apoiavam:

 - O Sem Dentes falou direito… Vamos lá…

Mas António Balduíno atalhou:

 - Nada disso… Vou mandar o Gordo lá… Quem sabe se eles não tão passando fome… Se eles quiser ficar só com o pedaço da Baixa dos Sapateiros, eu deixo eles em paz…

O Sem Dentes riu:

 - Parece que você tá com medo, Baldo…

 - Você nem se lembra mais, Sem Dentes, do dia que a gente pegou você e Cici morrendo de fome na Cidade de Palha… Se a gente quisesse podia também acabar com vocês… Mas a gente não quis…

O Sem Dentes baixou a cabeça e ficou assobiando baixinho. Não pensava mais nos negros que estavam no Terreiro, e agora pouco lhe importava que António Balduíno acabasse com eles ou os deixasse em paz.

Pensava naqueles dias de fome, seu pai desempregado, bebendo nos botequins o dinheiro que a mãe arranjava lavando roupa.

Se recordava da surra que levara no dia em que se metera entre a velha e o pai quando este queria tomar o dinheirinho a pulso. E o choro de sua mãe… O pai que repetia. Merda… merda…

Depois a fuga. Os dias com fome na cidade. O encontro com António Balduíno e o grupo. E a vida de depois… Onde andaria sua mãe? E seu pai já teria arranjado trabalho?

Quando ele estava trabalhando não bebia nem batia na mãe. Era carinhoso e trazia presentes… Mas havia pouco trabalho e, desempregado, o velho matava as mágoas na garrafa de cachaça.

O Sem Dentes pensava nisso tudo. E sentia um nó na garganta e um ódio terrível do mundo e dos homens.

O Gordo foi em comissão debaixo dos sorrisos de Felipe, o Belo.

 - Se eu não arranjei nada quanto mais você…

Viriato, o Anão, murmurou:

 - Fale direito, Gordo. A gente não quer brigar… Quer é cada um viver pra seu lado…

Ficaram esperando na rua do Tesouro. O Gordo se benzeu e se dirigiu para o Terreiro.

Demorou a voltar. Viriato, o Anão, disse:

 - Não estou gostando…

O Belo riu:

 - Ele está numa igreja rezando…

Cici achava que ele estava acertando as coisas, mas todos estavam desconfiados que algo acontecera ao embaixador. E acontecera mesmo.

Quando o Gordo voltou chorava.

 - Me pegaram e me deram uma surra… E jogaram fora o santo que estava no meu pescoço…

Site Meter